Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Aliado de Lula questiona governo Tarcísio por recusar verba do PAC para a construção de 54 CEUs

Programa é uma das vitrines do governo federal; estado diz não ter verba para arcar com custos adicionais de obras

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O deputado estadual Emidio de Souza (PT) enviou um requerimento de informações ao Governo de São Paulo questionando por que o estado recusou verbas do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), promovido pelo governo federal, para a construção de 54 CEUs da Cultura no estado.

Como revelou a coluna, a gestão comandada por Tarcísio de Freitas (Republicanos) não inscreveu municípios no programa, embora 94 cidades tenham enviado seus projetos. O governo estadual diz que a verba seria insuficiente para a construção dos prédios.

0
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, durante reunião no Palácio do Planalto, em Brasília, após ataques do 8/1 - Pedro Ladeira - 9.jan.2023/Folhapress

Emidio, que é um aliado próximo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pede que o governo Tarcísio envie à Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) a íntegra dos processos administrativos relacionados à tomada de decisão.

"Se oficial essa informação, o prejuízo para a área cultural seria grande, já que se perderia uma oportunidade única de ampliar a rede de equipamentos culturais no território do estado de São Paulo", afirma o deputado estadual.

Procurado pela coluna, o Governo de São Paulo diz que o governo federal destinaria cerca de R$ 2 milhões para a construção de cada CEU —e que eles não poderiam ser erguidos por menos de R$ 5 milhões, de acordo com os cálculos da administração estadual.

O governo do estado teria que entrar com a diferença e arcar com os custos do funcionamento de cada equipamento, e diz não ter verba prevista para os investimentos.

A gestão Tarcísio afirma que não há qualquer interferência política na decisão, já que verbas do PAC para outros programas estão sendo aceitas.

A medida, já comunicada a algumas cidades, causou indignação em prefeituras que tinham apresentado seus projetos para os CEUs.


NOITE DE GALA

O médico Roberto Kalil Filho fez uma participação especial tocando sax em show que a cantora Daniela Mercury apresentou em um evento beneficente da Sociedade Brasileira de Trombose e Hemostasia (SBTH). O músico Gilberto Gil também deu uma palhinha e marcou presença no evento ao lado da sua mulher, a empresária Flora Gil. Os convidados da celebração, que ocorreu na semana passada, no Rosewood Hotel, em São Paulo, foram recepcionados pelo presidente emérito da SBTH, Cyrillo Cavalheiro Filho, e sua mulher, Gabriela Cambui.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.