Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu aniversário de São Paulo

Bolo do aniversário de SP no Bexiga voltará a ser feito após três anos

Comunidade se organiza para retomar tradicional festa depois da pandemia e da morte de Walter Taverna, um dos idealizadores da celebração

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Bolo do Bexiga, que tem proporções quilométricas e é tradicionalmente distribuído no aniversário da cidade de São Paulo, em 25 de janeiro, voltará a ser confeccionado neste ano, quando a capital paulista comemorará 470 anos.

Após a celebração não ser realizada nos últimos três anos, a comunidade se organiza para retomar os festejos no local.

Bolo do Bexiga é montado no bairro da Bela Vista, na região central de São Paulo, para comemorar o aniversário da cidade em 2018 - Rivaldo Gomes - 25.jan.18/Folhapress

Em 2021, o bolo foi feito de forma virtual por causa da pandemia de Covid. Já no ano seguinte, com o aumento de casos de infecções pelo coronavírus, a sobremesa foi substituída por uma campanha de arrecadação de alimentos.

Em 2023, por sua vez, os organizadores decidiram não promover a comemoração porque ainda estavam abalados com a morte de Walter Taverna, um dos idealizadores dos festejos.

"Mas neste ano vamos voltar", diz Thais Taverna, neta de Walter e uma das organizadoras do bolo. De acordo com ela, a festa só será possível pelo apoio de toda a comunidade do Bexiga, incluindo pessoas como Niltes Lopes, que faz parte da diretoria da Vai-Vai, escola de samba do bairro.

"O Bolo do Bexiga sempre foi um marco e é um evento muito emocionante, que reúne pessoas do Bexiga e também de toda São Paulo em comemoração à cidade", destaca Thais.

As atrações que farão parte da festa ainda estão sendo definidas. Já está confirmada a apresentação da Bateria 013, fruto de um projeto social criado em 2016 que reúne jovens sambistas do bairro e da Vai-Vai. O grupo mescla sucessos de Carnaval com músicas conhecidas da MPB.


FOLHETIM

A atriz Theresa Fonseca interpretará Mariana no remake de "Renascer"
A atriz Theresa Fonseca interpretará Mariana no remake de "Renascer" - Fabio Rocha/TVGlobo

A atriz Theresa Fonseca terá a missão de dar vida a Mariana, uma das personagens mais polêmicas de "Renascer", na Globo. Na história, a jovem é disputada por pai e filho, José Inocêncio (Marcos Palmeira) e João Pedro (Juan Paiva), respectivamente. Na versão original da trama, em 1993, o papel foi feito por Adriana Esteves, que tinha 22 anos na época.

Theresa assumirá o desafio aos 26 anos e após uma única experiência em novela na TV aberta. Ela fez "Mar do Sertão" (Globo), em 2022, como a romântica Labibe. "Eu estou muito empolgada e extremamente feliz de poder contar essa história. A Mariana é uma personagem que me instiga em lugares que eu não tinha visitado ainda", diz

com BIANKA VIEIRA (interina), KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH; colaborou GEOVANA OLIVEIRA

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.