Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Lewandowski decide suspender indicações antes de posse na Justiça

Novo ministro quer evitar o fogo amigo; ele também pretende fazer alterações na equipe com cautela para evitar descontinuidade em projetos em andamento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, decidiu que não fará nenhuma nova indicação para cargos no Ministério da Justiça até tomar posse na pasta e iniciar os trabalhos, no dia 1º de fevereiro.

Ele pretende, com isso, evitar o fogo amigo —além do inimigo— que se verifica em Brasília sempre que nomes são anunciados para compor equipes de governo.

0
Ricardo Lewandowski em cerimônia no Ministério da Educação, em Brasília, que homenageou a sua carreira - Gabriela Biló - 11.abr.2023/Folhapress

O ministro também pretende avaliar com cuidado o funcionamento e os projetos que estão em andamento em cada um dos órgãos da pasta subordinados diretamente ao seu comando.

A pasta tem 30 mil funcionários, e Lewandowski entende que todas as decisões devem ser tomadas com cautela.

Um ministro da Justiça tem, no total, 24 assessores ligados diretamente a ele.

São oito secretarias (de Segurança, de Assuntos Legislativos, de Drogas, de Politicas Penais, de Justiça, de Direitos Digitais, do Consumidor e de Acesso à Justiça), além das poderosas Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.

Além disso, há os chamados "órgãos de assistência direta e imediata ao ministro". São igualmente oito divisões: secretaria-executiva, gabinete, controle interno, corregedoria-geral, ouvidoria, assuntos internacionais, participação social e diversidade e consultoria jurídica.

Há ainda seis assessores que ficam à disposição do comandante da pasta.

Do total de cargos que pode manejar, Lewandowski alterou até agora apenas seis deles: secretaria-executiva, gabinete e a Secretaria de Segurança. Vai indicar também três assessores diretos que trabalhavam com ele no escritório de advocacia que abriu depois de deixar o Supremo Tribunal Federal (STF).

De acordo com um interlocutor do ministro, o quebra-cabeça da nova gestão na Justiça será montado nas primeiras semanas em que Lewandowski já estará no comando da pasta, e há um respeito muito grande pelas pessoas que hoje comandam os órgãos de assessoramento ao ministro.


PIPOCA

A cineasta Beatriz Seigner e a atriz Sharon Cho compareceram à pré-estreia do filme "Vidas Passadas" no Espaço Itaú de Cinema, no shopping Frei Caneca, em São Paulo, na noite de terça-feira (23). O longa sul-coreano foi indicado ao prêmio de melhor filme e roteiro adaptado no Oscar deste ano. O diretor da California Filmes, Euzébio Munhoz Jr., esteve lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.