Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Longa 'A Paixão Segundo G.H.' é ovacionado em Roterdã e gera 'tumulto' em programação

Participação marcou a estreia internacional do filme dirigido por Luiz Fernando Carvalho

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O longa "A Paixão Segundo G.H." foi ovacionado pelo público ao final das três sessões realizadas no Festival de Roterdã, na Holanda, segundo pessoas que estiveram presentes.

A roteirista Melina Dalboni, o diretor Luiz Fernando Carvalho e a atriz Maria Fernanda Cândido no Festival de Roterdã, na Holanda - Divulgação

O entusiasmo teria sido tamanho que, em uma das exibições, uma mediadora da mostra precisou pedir para que as pessoas deixassem a sala para que o próximo filme da programação pudesse ser exibido —o tempo reservado para a produção brasileira já havia sido extrapolado.

A participação no festival, iniciada no sábado (27), marcou a estreia internacional do filme dirigido por Luiz Fernando Carvalho, baseado na obra homônima de Clarice Lispector. Ao final das sessões, foram realizados debates com a atriz Maria Fernanda Cândido e com a roteirista Melina Dalboni.

Na próxima semana, "A Paixão Segundo G.H." será levado à mostra Cinema Trindade, na cidade do Porto, em Portugal. Uma homenagem ao diretor da obra será realizada durante o evento.

O primeiro longa de Carvalho, "Lavoura Arcaica" (2001), também será exibido pelo festival português. Um livro com ensaios sobre a obra do cineasta organizado pela pesquisadora Ilana Feldman terá seu lançamento realizado no Porto.


BOAS-VINDAS

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, foi homenageado em um almoço realizado pelo grupo Esfera Brasil, em Brasília, nesta quarta (31). O evento reuniu empresários, magistrados, autoridades e parlamentares como o líder do PSD na Câmara, Antonio Brito (BA). O advogado-geral da União, Jorge Messias, e os ministros Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência) e Ricardo Lewandowski (Justiça)
compareceram. O presidente do TCU, Bruno Dantas, a CEO do Esfera Brasil, Camila Camargo, o ministro do STF Gilmar Mendes e o presidente do conselho do Esfera, João Camargo, também se encontraram na reunião.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.