Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Imagem de Israel despenca no Brasil, mas Lula exagera ao comparar atos do país aos de Hitler, diz pesquisa Quaest

Opinião favorável a Israel entre os brasileiros baixou de 52% depois do ataque do Hamas para 39% depois de quatro meses de guerra

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A opinião favorável dos brasileiros sobre Israel despencou desde outubro de 2023, quando o país sofreu ataque do grupo terrorista Hamas e contra-atacou bombardeando a Faixa de Gaza.

Palestinos abrigados em Rafah, no sul de Gaza, realizam oração de sexta-feira em mesquita em ruínas
Palestinos abrigados em Rafah, no sul de Gaza, realizam oração de sexta-feira em mesquita em ruínas - Mohammed Salem/Reuters

QUEDA LIVRE

No fim de outubro, pouco depois do ataque, 52% dos brasileiros diziam ter opinião favorável em relação a Israel. Quatro meses de guerra depois, o percentual caiu para 39%. Já as opiniões desfavoráveis saltaram de 27% para 41%.

BALANÇA

Já a imagem da Palestina, favorável para 43% dos brasileiros em outubro, oscilou positivamente, para 45%. A revelação é da pesquisa Genial/Quaest realizada com 2.000 pessoas entre os dias 25 e 27 de fevereiro.

ESTRAGO

O estrago na imagem de Israel foi maior entre aqueles que se declaram eleitores de Lula: 42% deles diziam ter imagem positiva de Israel em outubro do ano passado, percentual que despencou para 24% neste ano. Os que têm opinião desfavorável saltaram de 37% para 56%.

BEM MENOS

Entre eleitores de Jair Bolsonaro, o desgaste existiu, mas foi menor: a imagem positiva de Israel oscilou de 67% em outubro para 64%. A imagem negativa entre eles subiu de 17% para 23%.

VOZES CONTRÁRIAS

Bolsonaro tem defendido o país, enquanto Lula repete que Israel está cometendo um genocídio e matando mulheres e crianças inocentes em Gaza.

ELE, NÃO

Para 60% dos entrevistados, no entanto, o petista exagerou ao comparar o que acontece em Gaza ao que Hitler fez na Segunda Guerra Mundial. Apenas 28% dizem que ele não exagerou.

RECORTE

O percentual chega a 69% entre os evangélicos, e é menor (57%) entre os católicos.

RECORTE 2

Os eleitores de Lula, ainda que críticos a Israel, se dividiram: 43% acham que ele exagerou na comparação com o líder nazista, e 45% dizem que isso não ocorreu. Entre os que votaram em Bolsonaro, 85% criticam as falas do petista.

BEM LONGE

Depois das declarações, o governo de Binyamin Netanyahu considerou Lula persona non grata no país. Quase a metade dos brasileiros (48%) entenderam a atitude e dizem que não houve exagero por parte do governo de Israel ao dar essa resposta.

FACE A FACE

Quando há questionamento confrontando diretamente Israel e o Hamas, o primeiro tem maior simpatia. Do total de brasileiros, 50% dizem discordar que Israel está exagerando na reação ao grupo terrorista.


É PIQUE!

O editor Paulo Tadeu, fundador da Matrix Editora, comemorou seu aniversário com uma festa brega em São Paulo, no sábado (24), ao som da da banda Saco de Gatos. A artista plástica Elisa Stecca esteve lá. A comunicadora Surama Chaul e a ex-apresentadora e fundadora do Instituto de Desenvolvimento Humano Lippi, Flávia Lippi, compareceram.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.