Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus São Paulo

Construtora consegue na Justiça reintegração de posse do Espaço Itaú de Cinema

Juiz diz que Vila 11 definirá quem dará 'continuidade à exploração de cinema e lanchonete no local', mas empresa deve respeitar processo de tombamento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A construtora Vila 11 obteve na Justiça ordem de reintegração de posse do Anexo do Espaço Itaú de Cinema e do Café Fellini, na rua Augusta, região central de São Paulo. A incorporadora é dona do imóvel onde estão situados os estabelecimentos.

Em sua decisão, o juiz Gustavo Coube de Carvalho, da 5ª Vara Cível de São Paulo, também condenou a Arteplex, responsável pelo cinema, ao pagamento da multa contratual de R$ 5 mil por dia, desde 1º março de 2023 "até a efetiva desocupação" do imóvel.

Fila para última sessão antes do fechamento do Anexo Itáu, na rua Augusta
Fila para o que seria a última sessão antes do fechamento do Anexo Itáu, na rua Augusta - Pedro Strazza 16.fev.2022/Folhapress

O magistrado entendeu que houve violação do contrato de comodato. Em fevereiro do ano passado, o cinema chegou a interromper as suas atividades porque vencia o prazo para entregar o imóvel à construtora.

No entanto, a partir da mobilização de moradores e do Ministério Público de São Paulo (MP-SP), o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp) abriu um processo para enquadrar o lugar como Zona Especial de Preservação Cultural - Área de Proteção Cultural.

Na prática, isso significa a possibilidade de tombamento do espaço pelo seu valor cultural. A medida garantiu ao Anexo e ao café uma proteção provisória para que seguissem funcionando no imóvel.

Decisão judicial do ano passado havia determinado que o complexo não poderia ser desocupado até a Prefeitura de São Paulo finalizar o procedimento de tombamento —o Conpresp tem até dois anos para concluir essa análise.

Café Fellini, no anexo do Espaço Itaú de Cinema da rua Augusta
Casarão do anexo do Espaço Itaú de Cinema da rua Augusta, onde fica o Café Fellini - Divulgação

A Vila 11, então, foi à Justiça com um pedido de reintegração de posse da área. Na nova determinação, proferida na segunda-feira (25), o juiz diz que "a ação possessória é de natureza privada e diz respeito somente às partes".

O magistrado afirma que a incorporadora "demonstrou ser proprietária e possuidora indireta do imóvel, que a ré [Arteplex] ocupa depois de expirado o prazo do comodato e contra a vontade da primeira".

"A empresa ré ocupa o imóvel sem nada pagar à proprietária, e retribuiu o favor ignorando o prazo fixado para sua devolução", diz ainda a decisão.

E segue: "Nesse contexto, a posse direta não pode ser negada à autora, a quem caberá, conforme o andamento dos procedimentos acima mencionados, decidir se executa ou não a reintegração de posse, mesmo porque cabe à proprietária definir quem irá dar continuidade à exploração de cinema e lanchonete no local".

Sobre o processo de tombamento, o juiz diz que a Vila 11 deverá respeitar "o que vier a ser decidido, em âmbito administrativo ou judicial, a respeito da preservação e destinação do prédio".

A Arteplex diz que não se manifestará sobre processos judiciais ou administrativos em curso.


À MESA

O reitor da Universidade de São Paulo (USP), Carlos Gilberto Carlotti Junior, foi o convidado de honra do jantar de lançamento do fundo USP Diversa, programa que dá bolsas pagas para ajudar na permanência de alunos na instituição. A médica Ludhmila Hajjar e a cantora Marisa Monte foram as anfitriãs do evento, junto da advogada e filantropa Cristiane Sultani. O jantar ocorreu na casa de Candido e Teresa Bracher, localizada na capital paulista, na noite de segunda-feira (25). A filósofa e escritora Djamila Ribeiro, colunista da Folha, compareceu.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.