Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Lula tem queda maior entre evangélicos, seguida pela baixa entre mulheres, pretos e jovens em SP, mostra Datafolha

Presidente, que era melhor avaliado pelo público feminino, tem agora igual avaliação entre elas e os homens

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

As maiores quedas na aprovação de Lula (PT) na cidade de São Paulo registradas pela pesquisa do Instituto Datafolha foram verificadas entre os evangélicos, os pretos, os jovens, os que estudaram até o ensino médio e as mulheres.

O presidente Lula (PT) participa de reunião no Palácio do Planalto. - Evaristo Sá-05.03.2024/AFP

TABELA AZEDA

Entre os evangélicos, Lula tinha 43% de ótimo e bom na pesquisa anterior, feita em agosto. Despencou 16 pontos, e tem agora 27%.

TABELA 2

Parte desse eleitorado migrou para a avaliação regular, que subiu de 19% para 24% (uma diferença de cinco pontos) e para ruim e péssimo, que passou de 37% para 49% (11 pontos).

MODESTA

Já entre os católicos da capital paulista a queda de ótimo e bom foi bem mais modesta, de 46% para 42%, numa subtração de apenas quatro pontos. Como a margem de erro neste segmento é de cinco pontos, a alteração do presidente neste grupo religioso não pode ser considerada significativa.

A queda entre os evangélicos, portanto, pode explicar em parte as baixas entre mulheres, pretos e jovens, já que um percentual importante deles segue a religião.

Do total de paulistanos, 41% se declaram católicos, 21% são evangélicos, 10% adotam outras religiões e 16% dizem não seguir nenhuma crença.

LEQUE

Os números mostram também que questões morais estão influenciando o segmento dos evangélicos, além dos problemas econômicos, como a alta na inflação de alimentos.

LEQUE 2

Entre os que ganham até dois salários mínimos, por exemplo, a queda de Lula foi de 8 pontos, menor do que a verificada no total dos evangélicos. Ele registrava 47% de ótimo e bom em agosto, e agora tem 39%.

LEQUE 3

Entre os paulistanos que se declaram pretos, a avaliação positiva de Lula despencou de 54% para 38%, numa subtração de 16 pontos.

LEQUE 4

No total, 29% dos que se declaram pretos são evangélicos, contra 26% de pardos e 14% de brancos que dizem seguir a mesma religião.

NA SEQUÊNCIA

A segunda maior queda da avaliação de Lula foi registrada entre os mais jovens, parcela em que ele recuou 15 pontos (de 43% para 29%).

NA SEQUÊNCIA 2

Entre os que estudaram até o ensino médio o recuo foi de 11 pontos, passando de 42% para 31%.

ELAS, SIM

Na sequência vêm a queda de popularidade entre as mulheres. Em agosto, 48% delas afirmava que considerava a gestão do petista ótima ou boa, contra 38% neste mês.

NA MESMA

A vantagem dele entre o público feminino foi diluída, e sua avaliação agora coincide com a dos homens: 37% deles consideram Lula ótimo ou bom, contra 36% que o consideram ruim ou péssimo.


LUZ E SOMBRA

Os fotojornalistas Lalo de Almeida, da Folha, e Luciano Candisani, colaborador da revista National Geographic, receberam convidados na abertura da mostra "Água Pantanal Fogo", no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, na semana passada. A mostra reúne fotografias dos dois tiradas na região do Pantanal. O diretor e fundador do festival É Tudo Verdade, Amir Labaki, passou por lá. O ator Leopoldo Pacheco e a produtora cultural Bel Gomes compareceram.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.