Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Pesquisa da CNI mostra que 26% dos brasileiros estão mais endividados do que no ano passado

Índice é superior entre pessoas analfabetas e que ganham até um salário mínimo; já 47% dos moradores do Nordeste afirmam estar com menos dívidas do que há um ano

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) revela que 26% dos brasileiros estão mais endividados ou muito mais endividados na comparação com os últimos 12 meses.

Notas de reais
Endividamento aumento para 26% dos entrevistados em pesquisa do CNI - Adobe Stock

BOLSO VAZIO

O levantamento mostra que esse percentual sobe para 33% entre pessoas analfabetas ou que apenas sabem ler e escrever (analfabetas funcionais). O índice também é maior, de 32%, entre os que ganham até um salário mínimo.

FATIA 

Entre as mulheres, 29% dizem que estão mais endividadas hoje do que há um ano. O percentual é o mesmo entre pessoas com idades entre 41 e 59 anos, moradores das regiões Norte e Centro-Oeste e residentes nas capitais.

FATIA 2 

Na outra ponta, 47% dos entrevistados que moram na região Nordeste afirmaram estar menos endividados ou muito menos do que há 12 meses.

Uma redução no endividamento também foi apontada por 45% das pessoas que ganham de um a dois salários mínimos e por jovens entre 16 e 24 anos.

FICHA

A pesquisa foi feita presencialmente pelo Instituto de Pesquisa de Reputação e Imagem, da FSB Holding, entre 6 e 9 de fevereiro deste ano. Foram entrevistados 2.012 cidadãos com mais de 16 anos dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.


PIPOCA

Os atores Zé Carlos Machado e Marieta Severo receberam convidados na pré-estreia do filme "Domingo à Noite", na Cinemateca, em São Paulo, na noite de terça-feira (26). O diretor do longa, André Bushatsky, compareceu.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.