Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu pantanal

Gil 'adota' onça-pintada do Pantanal em ação da Embratur

Presidente da agência, Marcelo Freixo diz que iniciativa quer mostrar 'como o turismo pode e deve servir' para preservar a biodiversidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O cantor Gilberto Gil "adotou" uma onça-pintada do Pantanal. O animal, batizado por ele como Divino, foi inicialmente apadrinhado pela Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), que decidiu entregar o certificado de adoção ao músico como uma forma de divulgar o turismo regenerativo.

O termo se refere a práticas sustentáveis no segmento de viagens e pode envolver contribuições a projetos dedicados à preservação da biodiversidade.

O cantor Gilberto Gil se apresenta no festival Lollapalooza, no autódromo de Interlagos, em São Paulo - Adriano Vizoni - 24.mar.2024/Folhapress

No caso da onça-pintada presenteada a Gil, ela foi adotada por meio da ONG Onçafari, que oferece às pessoas a possibilidade de acompanhar a vida de um felino por um ano. Segundo a organização, o custo da adesão à iniciativa é de R$ 35 mil.

O artista receberá, mensalmente, fotos e informações atualizadas sobre o animal, que vive em seu habitat natural, no Mato Grosso do Sul, e é monitorado pela ONG por meio de um colar de rastreamento.

Presidente da Embratur e responsável por entregar o certificado de adoção a Gil, Marcelo Freixo afirma que o valor empenhado pela agência será usado em projetos sociais e de conservação do bioma.

"Essa é uma ação para mostrar como o turismo pode e deve servir para preservar e restaurar a biodiversidade. Não só o turismo não destrói, como ele tem a missão de reconstruir", afirma Freixo.

"Eles [do Onçafari] têm um lindo trabalho com as onças no Pantanal, e o turista que vier ao bioma poderá, acompanhado de guias, conhecer o habitat desses animais e contribuir na manutenção de sua sobrevivência na vida silvestre", diz ainda.

Segundo a Embratur, o nome escolhido por Gil para a onça, Divino, se refere ao fato de ela ser "uma criatura de Deus".


CAVALETE

A produtora cultural Bel Gomes e o marido, o ator Leopoldo Pacheco, compareceram à abertura da exposição "Desafio Salvador Dalí: Uma Exposição Surreal", no Museu de Arte Brasileira (MAB) da Faap (Fundação Armando Álvares Penteado), em São Paulo, na noite de segunda-feira (29). O fotógrafo Claudio Edinger esteve lá. A diretora do MAB, Fernanda Celidonio, recebeu convidados.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.