Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

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Oprah não é reconhecida em loja e faz acesso a site brasileiro explodir após comprar bolsa

Apresentadora se encantou por bolsa de R$ 2.280 da Misci; para designer, aval é fundamental para valorização da moda brasileira

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O designer de Mato Grosso Airon Martin viu os acessos ao e-commerce da sua marca, a Misci, explodirem na quinta-feira (11). O crescimento tem uma explicação: efeito Oprah Winfrey. Em sua rápida passagem por São Paulo na quarta (10), a apresentadora americana fez compras no shopping Cidade Jardim e se encantou pela bolsa Bambolê da grife brasileira.

Mulher negra, de 70 anos, com microfone em um palco de auditório
A empresária e artista norte-americana Oprah Winfrey durante sua apresentação no Legends in Town, organizado pela XP, no WTC Golden Hall, em São Paulo - Manuela Scarpa/Divulgação/@agenciabrazilnews

"Foi engraçado porque os vendedores não conheciam ela. O Bruno Astuto [jornalista que acompanhou Oprah no passeio] até brincou que o famoso lá era ele, e não ela", conta o designer.

Oprah adquiriu três unidades da peça, que é inspirada no brinquedo bambolê, e custa R$ 2.280, segundo o site da Misci. Após o assunto chegar à mídia, Martin diz que "o acesso ao site da marca foi quase seis vezes maior do que o normal".

O fato de não ser reconhecida, diz ele, deixou a apresentadora ainda mais à vontade para circular na loja.

Bolsa Bambolê, da grife brasileira Misci
Bolsa Bambolê, da grife brasileira Misci - Reprodução

O designer não estava no momento em que Oprah foi até o local. Ele só ficou sabendo do ocorrido quando a história apareceu na imprensa. "Eu sabia que tinha vendido para gringo, mas a gente vende muito para gringo. E não sabia que era para a Oprah, né", conta ele, que posteriormente conversou com a sua equipe sobre o episódio.

Fundador e diretor criativo da Misci, Martin afirma que foi muito importante esse aval dado por Oprah a um produto nacional. "A moda hoje no Brasil —não toda, mas uma grande parte— é feita de produtos que são cópias de grifes do exterior. O desejável é sempre o de fora, principalmente via essa cultura das influenciadoras", diz ele. "A gente vem com essa briga de tentar ensinar a influenciadora que o produto brasileiro é legal", completa.

"No processo criativo, a Misci sempre se inspira em elementos brasileiros e também trabalhamos com matéria-prima 100% nacional", afirma.

A Misci é considerada hoje uma das marcas brasileiras mais badaladas do momento. Ela passou a ser mais conhecida no país desde que a primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, usaram roupas da grife em entrevistas na televisão e em eventos oficiais do governo.

No ano passado, em sua passagem pelo Brasil, a cantora Rosalía também chamou atenção ao usar um boné da Misci.

Oprah esteve em São Paulo para o evento Legends In Town, promovido pela XP Investimentos e pela empresa de consultoria Alvarez & Marsal. Na ocasião, a apresentadora foi entrevistada —e adulada— pela atriz Taís Araújo. Ela já voltou para os Estados Unidos.


ESTANTE

A escritora e curadora Diane Lima recebeu convidados no lançamento do livro "Negros na Piscina: Arte Contemporânea, Curadoria e Educação" (editora Fósforo), organizado por ela. O diretor artístico do IMS (Instituto Moreira Salles), João Fernandes, prestigiou o evento realizado no Sesc Pompeia, em São Paulo, na noite de terça-feira (9). O artista Paulo Nazareth esteve lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

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