Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Chuvas no Sul

Ministério da Saúde antecipará R$ 40 mi de repasse para compra de medicamentos no RS

Fernanda Melchionna pediu envio de vacinas contra dengue; pasta diz que isso ocorrerá dentro das possibilidades de cada município

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Ministério da Saúde vai antecipar cerca de R$ 40 milhões do orçamento do departamento de Assistência Farmacêutica, área que lida com a distribuição de medicamentos ao SUS (Sistema Único de Saúde), para os municípios do Rio Grande do Sul.

O valor corresponde a todos os repasses mensais que seriam feitos até o final de 2024. A medida tem como objetivo ajudar os governos locais na aquisição de remédios para a população afetada pelas chuvas e enchentes.

Imagem feita por meio de um drone mostra casas submersas em Canoas, no Rio Grande do Sul - Diego Vara - 9.mai.2024/Reuters

A pasta comandada por Nísia Trindade diz que, até o momento, enviou medicamentos eleitos pela gestão de Eduardo Leite (PSDB) como prioridade, a exemplo de insulinas, imunobiológicos, imunoglobulina e soros antiveneno.

Ainda segundo o ministério, foram enviados kits de emergência, com remédios e insumos como luvas, seringas e ataduras, suficientes para atender cerca de 30 mil pessoas.

A deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS) oficiou o Ministério da Saúde pedindo que a pasta envie doses de vacina contra a dengue para a população afetada.

Como mostrou a Folha, o número de casos da doença podem aumentar devido às enchentes e aos alagamentos que afetam a região. O problema pode ocorrer após a água presente nas ruas das cidades baixar e ficar concentrada em algumas estruturas.

O mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue, deposita seus ovos à beira de água parada, os quais eclodem quando a temperatura está alta.

À coluna, o ministério afirma que "a vacinação da população, tanto para dengue quanto para outras doenças, será realizada dentro das possibilidades de cada município e dos serviços de saúde, uma vez que necessitam de protocolos de armazenamento e temperatura para aplicação".

A parlamentar pede ainda que o ministério de Nísia Trindade reforce "ações de prevenção e detecção de doenças decorrentes do contato com água poluída".

"Uma série de doenças podem ser contraídas, tais como hepatite A, gastroenterite viral, gastroenterite bacteriana, leptospirose e parasitoses intestinais. Sendo assim, é imprescindível o reforço de equipes que atuam com foco na prevenção das doenças, contato direto com a população, detecção e acompanhamento de casos comprovados", afirma o ofício.


DEDICATÓRIA

O ex-presidente Michel Temer (MDB) prestigiou o lançamento do livro "Vencer a Eleição: Como Construir uma Campanha Competitiva, do Planejamento à Vitória", escrito pelo consultor eleitoral Wilson Pedroso Jr. e pelo jornalista Luciano Suassuna. O evento foi realizado na Livraria da Vila do shopping Higienópolis, em São Paulo, na segunda (6). A ex-deputada federal Joice Hasselmann esteve lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.