Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus STF CNJ

Negros são 30% dos aprovados em exame da magistratura idealizado por Barroso

Resultados oficiais do Enam serão divulgados em breve

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Cerca de 30% dos aprovados no Exame Nacional da Magistratura (Enam), realizado em abril deste ano, são pretos e pardos. O teste foi idealizado pelo presidente do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), Luís Roberto Barroso.

O ministro Luís Roberto Barroso, do STF
O ministro Luís Roberto Barroso, do STF - Adriano Vizoni - 23.out.23/Folhapress

PORTA DE ENTRADA

Ao todo, foram aprovados 6.761 participantes entre os cerca de 40 mil inscritos. Entre os habilitados há 1.979 negros, 642 pessoas com deficiência e 15 indígenas. A nota de corte na ampla concorrência foi fixada em sete, enquanto os grupos contemplados com a ação afirmativa precisavam de cinco pontos para passar.

VIVA

Os resultados oficiais do Enam serão divulgados em breve, mas já são celebrados por Barroso e pelo presidente da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), o ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Mauro Campbell.

PASSE

Quem atinge a nota mínima exigida no teste fica habilitado a concorrer a vagas em qualquer tribunal do país. Todos os candidatos negros aprovados passaram por painéis de heteroidentificação.

PASSE 2

O exame nacional já era um projeto de Barroso antes de sua chegada ao comando do CNJ e foi uma das primeiras medidas tomadas ao assumir o cargo. Para o magistrado, que também preside o STF (Supremo Tribunal Federal), a prova estabelece um padrão nacional de qualidade para a magistratura e elimina rumores de favorecimentos em alguns concursos estaduais.

CALENDÁRIO

O Exame Nacional da Magistratura será realizado duas vezes por ano. A próxima edição está prevista para outubro.


À MESA

O superintendente do Hcor, Fernando Torelly, compareceu ao tradicional almoço de arrecadação de fundos da Associação Beneficente Síria (ABS), mantenedora da instituição de saúde. A presidente da ABS, Vera Lucia Chaccur Chadad, recebeu os convidados no evento, que ocorreu no Clube Atlético Monte Líbano,em São Paulo, na semana passada. O presidente da Associação Médica Líbano-Brasileira, Fares Georges Abdulmassih, esteve lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.