Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

Modi, Xi e Putin estarão lado a lado, em cúpula militar

Na quinta, cúpula da Organização para Cooperação de Xangai reúne no Uzbequistão as nações mais poderosas do Sul Global

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Dainik Jagran, principal jornal indiano, em hindi, e outros destacaram no domingo que o primeiro-ministro "Narendra Modi dividirá palco com Vladimir Putin, Xi Xinping e Shahbaz Sharif", este primeiro-ministro do Paquistão.

Será na próxima quinta-feira (15), na cúpula da Organização para Cooperação de Xangai, no Uzbequistão. Estão confirmados 15 chefes de Estado (abaixo), inclusive o turco Recep Erdogan e o iraniano Ebrahim Raisi, como foi noticiado em jornais de seus países.

No India Today, os 15 líderes da cúpula da Organização para Cooperação de Xangai, no Uzbequistão
No India Today, os 15 líderes da cúpula da Organização para Cooperação de Xangai, no Uzbequistão - Reprodução

Segundo o Jagran, além daquela com Putin, "poderá ocorrer uma reunião entre Modi e Xi". Mas por enquanto "nada foi dito, oficialmente ou não, sobre se Modi se reunirá com Sharif", o encontro considerado mais difícil.

Sobre Modi e Xi, o maior obstáculo à reunião bilateral foi derrubado no final da semana, de acordo com o jornal. Na notícia da Reuters, "Índia e China se retirarão de área de fronteira em disputa até segunda", dia 12. Também a agência relaciona a retirada militar à presença de Modi e Xi no Uzbequistão.

Em movimento paralelo ao acerto Índia-China, mas na direção oposta, os EUA de Joe Biden anunciaram um programa de manutenção dos caças americanos do Paquistão, no primeiro acordo militar bilateral em quatro anos, segundo o Hindustan Times.

Noutro movimento simultâneo, fechando a semana, "Índia desiste de negociações comerciais com grupo Indo-Pacífico liderado pelos EUA", na Bloomberg. O país diz querer "evitar quaisquer condições que causem dano aos países em desenvolvimento".

UM LÍDER DO SUL GLOBAL

Escrevendo na Economist, o consultor americano Ian Bremmer prevê aproximação crescente da Índia com a China e seu distanciamento dos EUA. Acredita que a Índia será também "um líder do Sul Global", argumentando que "hoje ela está aliada aos esforços americanos para conter a China, mas há muitas oportunidades comerciais a serem obtidas na China e Rússia para ignorar".

A TERCEIRA ECONOMIA

O Times of India destacou que o SBI, instituição ligada ao banco central indiano, prevê que a economia do país será a terceira do mundo em sete anos, depois de EUA e China, passando Alemanha e Japão --além do Reino Unido, que acaba de ficar para atrás.

AFP

DEVASTADOR, HUMILHANTE ETC.

Com a foto acima no alto da home page, de Izium, o New York Times manchetou a tomada da cidade como "golpe devastador para o Kremlin" e talvez o ponto de virada na guerra.

Já o site do Washington Post fechou o domingo manchetando que "Cresce alarme da Casa Branca com a Europa após Putin ameaçar fornecimento de energia".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.