Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

FT liga surpresa de Massa a 'conselho' de Lula, NYT critica pesquisas

El País festeja derrota da 'ultradireita' dizendo, em newsletter, que 'não é uma maneira ruim de começar a semana'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em análise, o Financial Times destacou que a "Vitória surpresa mostra a notável resiliência do peronismo". Abrindo o texto: "Pare de juntar dólares e junte votos. Sergio Massa acatou o conselho [em agosto] do veterano presidente esquerdista do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e conta agora com a sua bênção".

O candidato peronista, ministro da Economia, "pode ter acabado com as reservas, mas derrubou quase todas as previsões".

Reprodução/El País

Abrindo a newsletter do jornal espanhol El País, "Hoje nos livramos da ultradireita. Não é uma maneira ruim de começar a semana" (acima). Em reportagem, descreveu o resultado como "milagre" de Sergio Massa, que como ministro carrega "dados aterradores: 140% de inflação, 40% de pobres e Banco Central com reservas no vermelho".

Na Argentina, a capa impressa do Clarín destacou a "Surpresa" de Massa e a "debacle de Bullrich", candidata da direita tradicional. No La Nación, "Massa surpreendeu".

PESQUISAS

Mas é só o primeiro turno e, pela manhã, o New York Times nem levou à home page a notícia de que o "Candidato de extrema-direita vai para o segundo turno". Questionou as pesquisas por apontarem vitória de Javier Milei "por meses" e, no domingo, errarem até na pontuação de Patricia Bullrich, dada "com chances de ir ao segundo turno, mas eliminada ao receber apenas 24%".

No portal chinês Guancha, "Argentina não vai virar à direita? O ministro da Economia lidera eleição, com candidato que propõe 'dolarização' em segundo lugar". Observa que a situação econômica do país "é muito sombria".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.