Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Amoêdo diz que discorda de deputados do Novo, que votaram unanimemente contra prisão de Daniel Silveira

Empresário afirma que esse não era o papel que imaginava para o partido quando de sua fundação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Fundador do Novo, o empresário João Amoêdo diz que discorda do posicionamento da bancada do partido nesta sexta-feira (19), quando seus oito deputados votaram contra a prisão de Daniel Silveira (PSL-RJ).

O Novo foi o único partido que teve posicionamento unânime pela soltura do parlamentar.

Por 364 votos a 130 (e 3 abstenções), o plenário da Casa confirmou a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), que mandou prender o deputado após a publicação de um vídeo com ataques aos ministros da corte e defesa ao AI-5 (Ato Institucional nº 5), que deu início ao período mais autoritário da ditadura.

"Como filiado do Novo, discordo do voto da bancada que foi contra a manutenção da prisão do deputado bolsonarista. É decepcionante, também, que o partido não seja oposição ao desgoverno que temos hoje. Não era esse o papel que imaginávamos para o Novo quando da sua fundação", escreveu Amoêdo.

Na sessão desta sexta, o deputado Marcel van Hattem (RS) chegou a falar que "desta vez o AI-5 vem do Poder Judiciário, vem do Supremo Tribunal Federal".

"Em um ato arbitrário e autoritário, à margem do que diz a Constituição, que foi aprovada por este Parlamento e só pode ser por ele emendada, à margem do que diz a Constituição e a lei, [o STF] faz uma prisão ilegal e inconstitucional", disse.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.