Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Caiado defende que DEM apoie reeleição de Bolsonaro em 2022

Declaração amplifica o debate na sigla, após declaração de ACM Neto de que o partido não descarta apoiar a reeleição

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Governador de Goiás e um dos caciques do DEM, Ronaldo Caiado defende que seu partido apoie Jair Bolsonaro em 2022. A declaração amplifica o debate na sigla, após declaração de ACM Neto de que o partido não descarta apoiar a reeleição. Caiado chegou a romper com Bolsonaro no início da pandemia, classificando alguns de seus atos como insensatos. Agora, já de volta ao lado do presidente da República, afirma ao Painel que caminhar com Bolsonaro tem mais a ver com o eleitorado do DEM.

“Eu sou favorável a apoiar o Bolsonaro em 2022”, afirmou o governador, um dos caciques do partido.

“Desde que o Bolsonaro foi eleito, eu sempre me posicionei dizendo que caminhar com o presidente tinha muito mais a ver com o nosso eleitorado, tinha uma identidade. Eu sempre defendi essa tese”, afirmou. “Eu, na minha posição, vejo como sendo uma aliança de forças amanhã sendo o presidente candidato à reeleição”.

BRASILIA, DF,  BRASIL,  21-11-2018, 12h00: Ronaldo Caiado (DEM-GO), governador de Goiás, durante entrevista à Folha em seu gabinete
BRASILIA, DF, BRASIL, 21-11-2018, 12h00: Ronaldo Caiado (DEM-GO), governador de Goiás, durante entrevista à Folha em seu gabinete - Pedro Ladeira/Folhapress

Em entrevista à Folha nesta quinta (4), o presidente do DEM, ACM Neto, afirmou que a discussão para a próxima eleição presidencial ainda não começou e que não descarta nenhuma opção, nem a de estar com Bolsonaro.

Essa e outras declarações foram interpretadas como sinalização de que o partido caminha para o apoio ao presidente. Dessa forma, a legenda se afasta do grupo político que vinha trabalhando por uma coalizão de centro-esquerda contra o presidente.

O presidente do DEM disse na entrevista que a sigla manteria a posição de independência do governo e que não aceitaria cargos para integrar sua base.

Luiz Henrique Mandetta, também do partido, criticou Neto. “Ele não descarta nada, tudo pode ser. É tipo maria-mole, que vai pra um lado, vai pra outro”, afirmou o ex-ministro da Saúde

Caiado afirma que pretende tentar a reeleição ao estado de Goiás e não vê João Doria (PSDB-SP) com chances de liderar uma aliança com o DEM.

“É muito difícil o DEM marchar junto numa candidatura que não tem empatia com o Centro-Oeste, Norte e Nordeste”, disse. “Não tenho preconceito com paulista, mas o perfil não é da nossa cultura, é diferente. Não o vejo como candidato para o partido se aliar”.

Sobre o racha do DEM na eleição da Câmara, o governador diz que não havia como evitar o desembarque da candidatura de Baleia Rossi (MDB-SP).

Embora o partido tenha integrado o bloco de apoio ao candidato, que tinha a bênção de Maia, boa parte dos deputados da sigla preferiram Arthur Lira (PP-AL).

“O partido tem que se preocupar com o todo, não com a posição A ou B. Essas posições têm que refluir diante da posição partidária”, afirmou. “O partido agiu com sabedoria, equilíbrio e racionalidade pensando no todo”.

Apesar da discordância, Caiado não crê que Maia saia do DEM, como o ex-presidente da Câmara chegou a indicar a deputados.

“Eu já enfrentei muitas dificuldades dentro do DEM e nunca saí”, disse.


Tiroteio

Quem nasceu como filhote da ditadura nunca vai poder falar em democracia

Do deputado Alencar Braga (PT-SP), sobre ACM Neto, presidente do DEM, que disse à Folha que não descarta apoio a Bolsonaro em 2022

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.