Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Rusga de chefe da Abin com novo ministro da Justiça gera temor na cúpula da PF

Ramagem, da Abin, e Torres, recém-anunciado, competem por espaço desde o início do governo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Minutos depois de ser confirmada a escolha do delegado Anderson Torres para o Ministério da Justiça, os primeiros sinais enviados para a cúpula da Polícia Federal foram de que não haverá troca imediata no comando, mantendo, por ora, Rolando de Souza.

O clima interno é de apreensão sobre mudanças, mas de alívio por Torres ter virado ministro e não diretor-geral. A expectativa, porém, é que, nos bastidores, haverá disputas: o novo titular e Alexandre Ramagem, da Abin, não se dão bem.

Padrinho do atual diretor-geral e da extrema confiança de Jair Bolsonaro, Ramagem competiu por espaço com o agora ministro desde o início do governo. Nos bastidores, aliados de Torres entendem que o chefe da Abin era responsável por desacreditá-lo nos bastidores com o presidente.

Por essa situação, a apreensão na cúpula da PF é maior para saber se o novo ministro tentará tirar Souza por causa da competição com Ramagem. Ainda assim, a impressão continua a mesma: quem vai fazer o nome do próximo diretor-geral da Polícia Federal é o presidente e não o ministro.

O maior receio com relação a Torres é pela proximidade com os Bolsonaros. Desde as acusações de Sergio Moro, a PF vive momento conturbado, tentando afastar a imagem de que haja interferência. Aliados do novo ministro afirmam que ele fará bem para o órgão e defenderá a categoria mais do que todos os antecessores.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.