Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Cotado para STF, André Mendonça ganhará gabinete no Planalto para despachar perto de Bolsonaro

Ministro da Advocacia-Geral da União ficará a um andar do presidente, que ocupa o terceiro piso

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um dos nomes cotados para assumir a vaga que será aberta em julho no STF (Supremo Tribunal Federal), o ministro da AGU (Advocacia-Geral da União), André Mendonça, vai ganhar um gabinete para despachar do Palácio do Planalto.

A sala 206, no segundo andar, já está sendo adaptada para receber o ministro, que ficará a apenas um andar de distância do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que ocupa o terceiro piso.

Com isso, o Planalto voltará a ter seis ministros —os titulares de Casa Civil, Secretaria de Governo, Secretaria Geral, GSI, Comunicações e, agora, AGU.

Quando ministro da Justiça, Mendonça chegou a ter uma sala no prédio. Nos dois casos, a sugestão foi feita pelo agora ministro do TCU (Tribunal de Contas da União) Jorge Oliveira, que comandava a Secretaria-Geral da Presidência até o fim do ano passado.

De acordo com a AGU, o advogado-geral ganhou uma sala no quarto andar do Planalto ainda no início da pandemia, há um ano, quando Mendonça estava no posto, mas pouco usava o espaço perto do presidente.

Desde que voltou ao cargo, ele não trabalhou do Planalto, onde a nova sala está sendo preparada. Os ministros que trabalham na sede do Executivo acabam tendo mais influência sobre o presidente por causa da facilidade de acesso ao gabinete dele.

Jorge Oliveira é um dos principais fiadores do nome de Mendonça para a vaga do ministro Marco Aurélio Mello, que deixa o STF em 5 de julho.

Mendonça, porém, não é mais dado como favorito por pessoas próximas a Bolsonaro. Começaram a emergir críticas à atuação de Mendonça na Justiça.

Um auxiliar do Planalto disse, sob condição de anonimato, que há críticas da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal de que, quando era ministro da Justiça, o atual advogado-geral da União estava tão focado em ingressar no STF que não dava atenção a outras pautas.

Outros interessados na vaga já se movimentam, caso do ex-presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), João Otávio Noronha, que tem lembrado a advogados com quem conversa sua lista de medidas que indicariam que ele é alguém de confiança.

Foi Noronha que, por exemplo, concedeu prisão domiciliar a Fabricio Queiroz e à mulher dele, Márcia de Aguiar, em julho de 2020.

Queiroz é ex-assessor do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), filho do presidente. O amigo de Bolsonaro é alvo de investigação sobre o esquema das "rachadinhas" na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.

Com Daniel Carvalho

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.