Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Aécio Neves defende decisão de barrar Sputnik e diz que Anvisa agiu sem ideologia

Tucano é presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara e se reuniu com as duas partes para tratar da vacina

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Após receber representantes da embaixada da Rússia e sabatinar diretores e técnicos da Anvisa, o presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, Aécio Neves (PSDB-MG), afirma concordar com a decisão de barrar a importação da Sputnik V.

O deputado diz que, em sua avaliação, a Anvisa agiu como instituição de estado, sem interferências políticas ou ideológicas.

Diante do atraso na imunização em todo o país, estados do Nordeste tentam importar a vacina russa.

“Saí da reunião convencido de que estão zelando pela eficácia da vacina”, diz Aécio ao Painel. A Anvisa barrou a importação do imunizante por avaliar que faltaram dados básicos para avaliação de segurança de uso e de eficácia.

O tucano levou à Anvisa a afirmação do governo russo de que 62 países deram aval para uso emergencial da Sputnik V.

A resposta, segundo ele, foi a de que mais de 20 deles ainda não receberam a primeira dose da vacina, outros 20 não têm agências reguladoras e alguns deles são populacionalmente inexpressivos.

Apenas cerca de 8% da população russa recebeu uma dose da Sputnik até o momento, diz o tucano, com informação atribuída à Anvisa.

Ele ainda perguntou se a agência pediu informações ao México, que tem aplicado a vacina. A Anvisa teria respondido que o retorno foi de que as informações são confidenciais.

“Foi uma das decisões mais difíceis das nossas trajetórias pessoais”, disse Alex Campos, diretor da Anvisa, em reunião sobre o tema no Senado.

O deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG) fala com a imprensa após reunião da executiva do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira)
O deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG) fala com a imprensa após reunião da executiva do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) - Pedro Ladeira/Folhapress

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.