Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Renan Calheiros vai encaminhar informações da CPI para ação no STF de Bolsonaro contra governadores

Relator da CPI da Covid disse ao Painel que irá repassar subsídios técnicos para ação que tenta suspender medidas restritivas em três estados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O relator da CPI da Covid, Renan Calheiros (MDB-AL), disse ao Painel que vai enviar ao STF “subsídios técnicos” baseados nos “primeiros achados da comissão” para colaborar com o julgamento da ação em que Jair Bolsonaro (sem partido) pede a suspensão de decretos de lockdown e toque de recolher de três estados.

O senador afirma que o presidente foi e continua sendo "mais que negligente" no combate à pandemia, age com “pulsão de morte” e, por isso, há necessidade das medidas dos governadores.

Em defesa dos estados, Renan dirá ao STF que Bolsonaro negou e continua contrariando orientações sanitárias.

"A postura do governo federal, que continua na contramão das recomendações sanitárias do mundo inteiro, indica que o único plano do presidente Bolsonaro é aglomerar, como faz diuturnamente, à margem da ciência e do que seria necessário para proteger vidas humanas", avaliou.

O emedebista afirmará ainda que os países que se recuperam da pandemia têm regras de isolamento quando a ocupação dos hospitais chega a níveis altos.

“Essa obsessão macabra do presidente [contra o isolamento], em um momento em que as UTIs estão lotadas e se avizinha uma terceira onda, faz com que os brasileiros paguem com vidas o preço de sua postura irresponsável e tresloucada”, disse o senador.

Renan diz que vai se manifestar como parlamentar, não como membro da CPI, na ação assinada por Bolsonaro e pela Advocacia-Geral da União que pede a revogação de atos do Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraná. O relator do caso é o ministro Luís Roberto Barroso.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.