Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Grupo técnico criado por Queiroga prevê entrega de diretrizes sobre tratamento de sequelas da Covid-19 para agosto

Especialistas também vão elaborar orientações para tratamento a ser utilizado na fase inicial da doença

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O núcleo técnico de especialistas que assessora o Ministério da Saúde deve apresentar até agosto um protocolo de tratamento para sequelas da Covid-19 que visa atender o aumento da demanda de pacientes com problemas decorrentes da doença.

O objetivo é fechar o texto até a metade de junho e entregar ao ministro Marcelo Queiroga (Saúde) as sugestões de unificar a abordagem de casos relacionados ao vírus como transtornos respiratórios e psiquiátricos e fraqueza neuromuscular.

“Esses pacientes que estão desenvolvendo eventuais sequelas estão procurando assistência médica por consequências pós-covid e está sobrecarregando o sistema de saúde”, disse o pneumologista Carlos Carvalho, coordenador do grupo.

Como mostrou o Painel, Carvalho é crítico do uso da cloroquina. O núcleo a contraindica para pacientes internados e, a pedido de Queiroga, dirá, pela primeira vez, como deve ser o tratamento do início da doença e se há remédios a serem usados. Esta orientação será concluída no segundo semestre.

Nos protocolos enviados ao ministro e que passaram a ser diretrizes federais, os especialistas criaram regras para o uso racional de oxigênio e normatizaram a utilização de drogas sedativas, relaxantes neuromusculares e anestésicos na intubação.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.