Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Militar que estava em suposto jantar da propina dirá à CPI que estava iniciando consultoria ao mercado privado

Blanco pretende afirmar que iria utilizar sua experiência pregressa no Ministério da Saúde na empresa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Os advogados de Marcelo Blanco afirmam que o coronel da reserva dirá em seu depoimento à CPI da Covid que desenvolvia atividade de consultoria junto a empresas da iniciativa privada que tinham interesse em negociar com o mercado brasileiro, especialmente com o Ministério da Saúde, no qual ele havia trabalhado e por isso conhecia os trâmites burocráticos.

Ele afirma que por esse motivo havia aberto uma empresa de representação comercial, como revelou o Painel. Blanco, inclusive, segundo sua defesa, estava em conversas com uma empresa da Malásia que queria entender como funciona a legislação brasileira para tentar começar a comercializar vacinas para malária.

Blanco participou do jantar em que, segundo o policial militar Luiz Dominghetti, o ex-diretor do Ministério da Saúde Roberto Dias pediu propina em negociação de vacinas. O militar nega que tenha acontecido qualquer solicitação do tipo.

O presidente do STF, Luiz Fux, concedeu liminar para que Blanco fique em silêncio em relação a questões que possam incriminá-lo durante a sessão da CPI da Covid.

No entanto, os advogados de Blanco dizem que ele responderá a todas as perguntas e que o documento foi impetrado para que não ocorresse o que classificam como arbitrariedade e ilegalidade cometida contra Dias, que foi preso a pedido de Omar Aziz (PSD-AM).

O depoimento de Blanco estava marcado para esta quinta-feira (14), mas foi adiado e ainda não tem nova data definida.​

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.