Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Presidente da Alesp aciona comitê de ética contra deputado que disse que ele tem interesse particular em projeto

Giannazi (PSOL) diz ter virado alvo de perseguição de Carlão Pignatari (PSDB) após criticá-lo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, Carlão Pignatari (PSDB), enviou representação ao conselho de ética da Casa contra o também deputado Carlos Giannazi por quebra de decoro parlamentar. O político do PSOL diz ser alvo de perseguição política.

Na representação, Pignatari diz que ele teve sua honra atacada por Giannazi em sessão virtual da Casa no final de abril. Nela, foi discutido o projeto de lei 596/2020, da gestão João Doria (PSDB-SP), que autoriza a terceirização da inspeção sanitária e industrial da produtos de origem animal para empresas privadas. Atualmente, essa é uma atribuição da Secretaria de Agricultura.

Giannazi disse, então, que o projeto estava sendo discutido em momento inapropriado (em meio a uma pandemia de Covd-19), atendia a interesses econômicos e que o próprio Pignatari tinha interesse nele —o presidente da Alesp e sua família são do ramo dos frigoríficos avícolas.

"Eu não tenho interesse nenhum. Se o senhor for falar sobre isso, nós vamos ter um problema muito sério, deputado", respondeu Pignatari na sessão.

O deputado estadual Carlos Giannazi (PSOL-SP)
O deputado estadual Carlos Giannazi (PSOL-SP) - Mathilde Missioneiro-20.nov.2019/Folhapress

Na ocasião, Giannazi afirmou também que a Assembleia sempre foi "um puxadinho do governo, do tucanistão" e também do "poder econômico das grandes empresas, dos grandes setores econômicos do estado de São Paulo". Ele acrescentou que também é a "vanguarda do atraso".

"O estado de São Paulo vivendo uma crise sanitária, um colapso na Saúde, no sistema funerário, a gente vai debater a terceirização da fiscalização das empresas de carne, de produtos de origem animal. Não tem cabimento isso", afirmou Giannazi, que diz que desde então tem sido perseguido pelo presidente da Alesp.

Atuante na área da educação, ele foi cortado de seu espaço na comissão sobre o tema. Ele era membro titular da comissão desde 2007. Por costume, os presidentes da Casa mantém os membros das comissões quando não há mudança de legislatura.

Agora o comitê de ética avaliará se cabe punição ao caso de Giannazi e qual seria.

Em março, o comitê optou por uma pena branda ao deputado Fernando Cury (Cidadania), que apalpou a parlamentar Isa Penna (PSOL) em plenário. A punição depois foi ampliada para 180 dias em votação na Alesp.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.