Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Relator diz que há consenso para votar projeto de lei que mira monopólio em transmissão do futebol

Presidente da Câmara disse que tema é prioridade e deve ser votado nos próximos 15 dias

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Relator do projeto de lei que dá poder ao clube mandante do jogo de futebol de negociar os direitos de TV, o deputado Julio Cesar Ribeiro (Republicanos-DF) disse ao Painel que há consenso para votar a proposta.

“Os deputados não vão se opor. Não é um projeto partidário, não é da esquerda, do centro ou da direita. É um projeto que beneficia o Brasil e seus times”, disse ao Painel.

Arthur Lira (PP-AL) anunciou nesta quinta (1) que a votação do projeto de lei 2336/2021, apelidado de PL do Mandante, é uma das prioridades para os próximos 15 dias. Pela manhã, o presidente da Câmara recebeu integrantes do Movimento Futebol Livre e da Associação Nacional de Clubes de Futebol, que representam cerca de 40 times, para falar sobre o tema.

O texto do projeto afirma que “pertence à entidade de prática desportiva de futebol mandante o direito de arena sobre o espetáculo desportivo”. Na prática, a lei vai possibilitar que cada clube negocie os direitos de TV quando sediar a partida de futebol.

Atualmente, caso o clube visitante tenha um contrato de exclusividade com uma emissora, o mandante fica impedido de negociar com outra empresa.

A proposta também prevê que 5% da receita dos direitos audiovisuais seja distribuída entre os atletas profissionais, árbitros de campo e treinadores.

"As quatro grandes ligas do mundo -a da Inglaterra, Espanha, Alemanda e Itália- funcionam assim, o clube mandante estabelece o parceiro de transmissão e o visitante aceita", diz Marcelo Moraes, do Movimento Futebol Livre.

Segundo Moraes, a mudança prevista no projeto de lei incentiva a concorrência e evita que os clubes tenham que aceitar contratos ruins.

"Não quer dizer que o atual veículo que detém a maioria dos contratos não possa continuar a ser parceiro, mas quando abre a concorrência os valores se modificam e os clubes poderão cobrar um valor maior”, diz Moraes.

Reunião Arthur Lira (PP-AL) com representantes de clubes de futebol
Reunião Arthur Lira (PP-AL) com representantes de clubes de futebol - Divulgação

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.