Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Ricardo Coutinho, ex-governador da Paraíba, negocia volta ao PT

O movimento tem as bênçãos o ex-presidente Lula, mas enfrenta resistências no diretório local petista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ex-governador da Paraíba Ricardo Coutinho (PSB) negocia o seu retorno ao PT, partido ao qual foi filiado entre 1982 e 2003.

O movimento tem a benção do ex-presidente Lula e da direção nacional do partido. "Vamos construir uma chapa forte e fazer do PT o maior partido da Paraíba", afirma Coutinho, que pretende levar três deputados estaduais.

O movimento, contudo, enfrenta resistências no diretório local petista. Em reunião no último sábado (31), deputados e o único prefeito do partido na Paraíba se posicionaram contra a filiação de Coutinho.

“A nossa avaliação é que a filiação dele [Coutinho] pode atrapalhar as articulações para apoios a Lula”, afirma o deputado estadual Anísio Maia (PT). Nesta segunda-feira (2), um outro grupo do PT local lançou um manifesto com 113 assinaturas em apoio à filiação do ex-governador.

Governador da Paraíba entre 2011 e 2018, Ricardo Coutinho enfrentou revezes em série após ser alvo da Operação Calvário, na qual chegou a ser preso em 2019. Saiu enfraquecido politicamente das urnas em 2020, quando concorreu à prefeitura de João Pessoa e ficou em sexto lugar. Mas está otimista para 2022: quer ser candidato ao Senado.

0
O governador do reeleito da Paraíba, Ricardo Vieira Coutinho, fala à imprensa após encontro com a presidenta Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto (José Cruz/Agência Brasil) - MarcelloCasalJr

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.