Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Prefeitura de SP diz que não teve dia com zero óbitos por Covid após incômodo com governo Doria

Governo de SP anunciou que não houve registros de mortes na segunda (8), mas município fala em cinco

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em entrevista coletiva a jornalistas nesta quarta-feira (10), a Prefeitura de São Paulo disse que o município não teve, até hoje, nenhum dia sem óbitos por Covid-19.

A afirmação contrasta com o que divulgou o governo de São Paulo na segunda-feira (8), quando anunciou o primeiro dia sem registros de mortes por coronavírus desde o início da pandemia.

Em nota ao Painel nesta quarta (10), a Secretaria de Saúde da gestão João Doria (PSDB) afirmou que "os municípios são responsáveis pelo registro de óbitos no sistema federal Sivep-Gripe e as equipes técnicas da Secretaria de Estado da Saúde apenas fazem a extração dos dados."

Segundo apurou o Painel, o anúncio do governo do estado gerou incômodo na Prefeitura de SP, já que desde o primeiro momento se imaginava, pelos números e tendências, que não seria um dia sem óbitos por Covid-19.

Também foi comentada internamente a possível reação dos familiares daqueles que morreram na segunda-feira (8) diante do anúncio de que não haviam ocorrido mortes por Covid-19 no dia.

Em seu anúncio, a gestão João Doria fez a ressalva de que os dados poderiam ser revistos, já que nos finais de semana as notificações de óbitos costumam ficar represadas: os municípios registram as mortes no sistema Sivep-Gripe aos domingos e por isso os dados estão sempre abaixo da média semanal.

Na entrevista coletiva desta quarta-feira (10), Sandra Sabino, secretária-executiva de Atenção Básica da cidade de São Paulo, disse que houve cinco mortes no domingo (7), outras cinco na segunda (8) e mais duas na terça-feira (9). Ela observou que os números ainda são provisórios e podem ser aumentados após atualizações nos próximos dias.

"Aqui no muncípio de São Paulo nós não tivemos nenhum dia com zero óbitos. Nós registramos o óbito no nosso sistema por data de ocorrência e sempre aguardamos em torno de oito dias para que esse dado seja formalizado para divulgação", disse.

"Entretanto, a situação atual da capital é a melhor de todo o período pandêmico com relação às mortes por Covid e nós estamos caminhando certamente para o dia em que teremos zero óbitos", acrescentou.

O prefeito Ricardo Nunes (MDB) destacou que a cidade teve alguns dias com apenas um óbito.

No evento, a prefeitura anunciou que o uso da máscara continua obrigatório na capital em todos os lugares abertos e fechados ao menos até ao menos 5 dezembro.

A vacinação em massa da população é considerada a responsável pela queda drástica das mortes: 96,3% da população adulta da capital já está com o ciclo de imunização completo, com duas doses ou então com a dose única.

Entre adolescentes, a taxa é de 103,9% com a primeira dose e 19,2% com o esquema vacinal completo. A taxa passa de 100% porque o censo brasileiro que dá base aos levantamentos é de 2010 e também porque há adolescentes de outras cidades que se vacinam no município.

Em nota, a Secretaria de Saúde do governo de São Paulo afirmou que "os municípios são responsáveis pelo registro de óbitos no sistema federal Sivep-Gripe e as equipes técnicas da Secretaria de Estado da Saúde apenas fazem a extração dos dados.

Na última segunda-feira (8), na extração realizada dos dados de domingo (7), não havia óbitos registrados. A pasta estadual não constatou anormalidade no sistema e consultou o Ministério da Saúde, que também sinalizou normalidade."

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.