Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Mendonça deu resposta treinada e não defenderá casamento gay no STF, diz líder evangélico

Aliado do novo ministro da corte, Sóstenes Cavalcante (DEM) afirma que fala será explicada a fiéis

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Aliado de André Mendonça em sua campanha para ocupar vaga no Supremo Tribunal Federal, o deputado Sóstenes Cavalcante (DEM-RJ) diz que a pergunta para a qual o ex-ministro mais se preparou para responder foi a que tratou de sua postura no tema do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo.

Nesta quarta-feira (1º), a pergunta foi feita pelo senador Fabiano Contarato (Rede-ES) durante a sabatina na Comissão de Constituição e Justiça.

André Mendonça, em sabatina na CCJ do Senado
André Mendonça, em sabatina na CCJ do Senado - Pedro Ladeira/Folhapress

"Eu defenderei o direito constitucional do casamento civil de pessoas do mesmo sexo", disse Mendonça. Cavalcante diz que muitos não atentaram para o que ele disse de fato e fizeram leitura equivocada.

"O que ele falou é que defende garantias e direitos constitucionais. Na Constituição não consta garantia nenhuma de direitos civis de pessoas do mesmo sexo. O que a Constituição garante é de homem e mulher", afirma Cavalcante.

Com a resposta, definida pelo deputado como tecnicamente perfeita, Mendonça conseguiu agradar a senadores progressistas e evangélicos conservadores.

"Existe uma decisão do STF [sobre casamento de pessoas do mesmo sexo]. Na Constituição só existe um apelo, casamento homem e mulher. Não existe casamento do mesmo sexo no texto constitucional", completa o parlamentar.

"Foi a pergunta que mais treinou. E parte da imprensa não sabe interpretar", diz Cavalcante, que deverá ser o próximo presidente da bancada evangélica na Câmara.

Segundo ele, parte dos apoiadores evangélicos mostrou insatisfação com a resposta de Mendonça, mas por não ter entendido o recurso do qual ex-ministro lançou mão.

"Algumas pessoas, por conta de manchetes, são mais leigas e não estão entendendo. A partir de amanhã vamos esclarecer para a comunidade evangélica através de vídeos e tudo."

O Senado aprovou nesta quarta-feira (1º) a indicação de Mendonça, 48, para uma vaga de ministro do STF.

O nome de Mendonça, ex-advogado-geral da União e ex-ministro da Justiça do governo Jair Bolsonaro, foi referendado por 47 votos a favor e 32 contra —houve duas ausências dentre os 81 senadores.

Eram necessários pelo menos 41 votos para a confirmação da indicação de Mendonça no plenário. A quantidade de votos a favor no Senado foi a mais baixa obtida dentre todos os atuais integrantes do STF.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.