Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Doria e enfraquecimento do PSDB em estados podem levar à saída de 1/3 da bancada, avaliam tucanos

Parlamentares se preocupam com alta rejeição do governador de SP, presidenciável da sigla

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tucanos e parlamentares de partidos aliados dizem que a saída de deputados do PSDB nos próximos meses pode atingir mais de um terço da bancada, de 32 representantes.

Eles apontam dois fatores para o movimento: a perda de força do partido em alguns estados e a grande taxa de rejeição do presidenciável João Doria (SP).

A saída de Mara Rocha (AC), Rodrigo de Castro (MG) e Célio Silveira (GO) já é dada como certa. Deputados do Sul, próximos de Eduardo Leite, podem acompanhar o governador gaúcho caso ele decida deixar a sigla —ele tem sido sondado por PSD e União Brasil.

Parlamentares de alguns estados de Norte ou Nordeste em que Jair Bolsonaro ou Lula são muito fortes também avaliam trocar de sigla, já que teriam que fazer campanha em associação com Doria, bastante rejeitado pelos dois eleitorados que hoje estão por trás das campanhas que lideram as pesquisas.

No levantamento do Datafolha, realizado em dezembro, 34% dos entrevistados disseram que não votariam em Doria de jeito nenhum, o mesmo número de Lula (PT). Bolsonaro ocupa a ponta, com 60%.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.