Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Líderes do centrão dizem que preocupação com golpismo de Bolsonaro tem reduzido

Presidente tem repetido falas antidemocráticas, mas aliados afirmam que não têm tratado do tema

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Líderes das siglas do centrão, grupo de partidos que forma a base de apoio político de Jair Bolsonaro (PL), dizem ao Painel que, a despeito da repetição frequente de insinuações e falas antidemocráticas do presidente nas últimas semanas, o tema não se transformou em tema de preocupação ou mesmo de conversas entre eles.

Eles afirmam que no ano passado, após falas mais extremadas de Bolsonaro e sequências de ataques a instituições democráticas, o assunto passou a aparecer com frequência como tema de análises e reflexões dos parlamentares do bloco.

Jair Bolsonaro (PL) durante evento no Palácio do Planalto
Jair Bolsonaro (PL) durante evento no Palácio do Planalto - Pedro Ladeira-31.mar.2022/Folhapress

No entanto, dizem, com o clima eleitoral já instalado nos últimos meses, o assunto perdeu espaço e até mesmo sumiu de alguns ambientes.

A perspectiva cultivada por lideranças do centrão de que Bolsonaro ultrapassará Lula (PT) nas pesquisas de intenção de voto antes do primeiro turno também tem ajudado a escantear para eles o debate sobre o golpismo do presidente.

Isso porque, obviamente, se Bolsonaro de fato vencer as eleições, como eles esperam, a discussão sobre a possibilidade de uma manobra antidemocrática do próprio presidente deixa de fazer sentido.

Em entrevista ao jornal Valor Econômico, Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara, disse que a diferença entre os dois pré-candidatos têm diminuído nos últimos meses e que ele tem a expectativa de que Bolsonaro ultrapasse Lula nas pesquisas no final de maio ou junho.

"Eleição majoritária é tendência, quando vem ninguém segura", disse.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.