Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Após declarar apoio a Lula, Paulinho da Força perde relatoria na Câmara

Deputado iria relatar medida provisória que trata do teletrabalho e do vale refeição, mas atribuição foi retirada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP) perdeu a relatoria da MP (Medida Provisória) 1108/2022 após declarar apoio à candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

De acordo com o parlamentar, a relatoria já tinha sido até publicada no site na Câmara, mas foi retirada, sem designação de outro deputado. Segundo o relato de um interlocutor ao deputado, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), a quem compete distribuir essa função, teria atribuído a troca ao apoio a Lula.

O partido Solidariedade referenda seu apoio a Lula em ato no Palácio do Trabalhador. Na foto, Lula com Paulinho da Força (Foto: Marlene Bergamo/Folhapress - 017)

"Eu acho estranho primeiro porque ele [Lira] sabe desde o ano passado que eu iria apoiar o Lula. Desde que o Lula saiu e que passou a ter a possibilidade de Lula ser candidato, ele sabia que eu iria apoiar", diz Paulinho da Força, que acrescenta não ter falado com Lira sobre o assunto.

O presidente da Câmara e sua assessoria foram procurados, mas não retornaram até a publicação.

A MP 1108/2022 visa a dar mais segurança jurídica ao teletrabalho, que ficou mais comum após a pandemia do coronavírus. Também muda regras do vale alimentação, para garantir que o benefício seja usado exclusivamente para compra de comida. O Solidariedade, partido presidido por Paulinho, declarou apoio a Lula em 3 de maio.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.