Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Folhajus

Bolsonaristas usam prisão de ex-ministro contra acusação de Moro de interferência na PF

Aliados vão insistir que, se houvesse ingerência, investigação contra Milton Ribeiro não teria avançado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Apesar da preocupação com a operação deflagrada nesta quarta-feira (22) contra o ex-ministro da Educação Milton Ribeiro, a entourage do presidente Jair Bolsonaro (PL) quer aproveitar o episódio para esvaziar uma acusação feita por outro ex-ministro, o Sergio Moro.

Ao deixar o Ministério da Justiça, Moro afirmou que Bolsonaro teria tentado interferir no comando da Polícia Federal, com o intuito de nomear um superintendente mais simpático ao governo no Rio de Janeiro, onde o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) era investigado. O presidente teria ameaçado demitir Moro caso a troca não acontecesse.

Um inquérito sobre o caso foi aberto no Supremo Tribunal Federal, mas acabou sendo arquivado.

O ex-ministro da Justiça Sergio Moro ao lado do presidente Jair Bolsonaro (PL) em cerimônia no Palácio do Planalto.(Foto: EVARISTO SA / AFP) - AFP

Com a operação contra Ribeiro, a tônica será de que a PF segue tendo autonomia e que, caso Bolsonaro de fato interferisse, uma investigação tão próxima ao Palácio do Planalto não teria avançado.

O próprio presidente falou nessa linha na manhã desta quarta. "Ele que responda pelos atos dele, eu peço a Deus que não tenha problema nenhum", disse o presidente, em entrevista à rádio Itatiaia de Minas Gerais. "Se a PF prendeu, tem um motivo, e o ex-ministro vai se explicar", completou

.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.