Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu enem

Funcionário que cuida de notas do Enem gera reclamação no Inep

Robério Alves Teixeira ocupa cargo de confiança desde março com salário de mais de R$ 10 mil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Um indicado a cargo comissionado no Inep (Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais Anísio Teixeira) tem causado transtornos na área que cuida das notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) por falta de preparo para o cargo, relatam funcionários do órgão.

Robério Alves Teixeira tomou posse em 8 de março deste ano em um cargo comissionado de DAS 4, um dos mais elevados da administração pública. Sua remuneração mensal básica como coordenador-geral de Instrumentos e Medidas é de R$ 10.373,30.

Danilo Dupas Ribeiro Presidente do Inep. (Foto: Divulgação/Inep)

Robério é o responsável pelo setor que cuida das notas dos exames aplicados pelo Inep, como o Enem e o Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica). De acordo com relatos, sua falta de capacidade técnica para o cargo está paralisando o setor.

Ele não participa de reuniões e, quando vai, costuma estar acompanhado de algum subordinado que entenda do assunto. Tem travado os trabalhos porque, por desconhecimento, não consegue delegar as tarefas e cumprir os cronogramas.

Foi ele quem recomendou ao Inep utilizar questões repetidas no Enem, contrariando o parecer da área técnica sobre o assunto. Depois desse episódio, um subcoordenador pediu exoneração do cargo de chefia e outros dois entraram com pedidos de licença médica.

De acordo com funcionários a par da situação, outros servidores pediram férias na expectativa de a situação ter sido resolvida quando retornassem. Dos 26 colaboradores da área, segundo o próprio Inep, só 14 estão trabalhando atualmente.

A maior preocupação no momento é com o novo Enem, uma adequação do exame ao novo ensino médio. A partir de 2024, os candidatos farão uma prova de formação básica geral (alinhada a conteúdos da Base Nacional e de caráter mais interpretativa) e uma segunda etapa para avaliar os itinerários formativos.

Coube a Inep definir diretrizes desse novo formato de prova até o final do ano, para dar tempo de construir um novo banco de questões. Funcionários contam que, até o momento, Robério ainda não nomeou ninguém da equipe para tratar do assunto.

Preocupados, seus subordinados procuraram a diretora acima dele, Michele Melo, e pediram uma solução para a situação. Em vez disso, no dia seguinte, ele foi nomeado substituto eventual de Michele.

Procurado, o Inep afirmou não haver atrasos na discussão do novo Enem. A primeira reunião do Comitê de Governança do Exame Nacional do Ensino Médio aconteceu nesta sexta-feira (22) e ficou acertada uma nova reunião para o dia 26 de agosto, quando as equipes que trabalharão nas diretrizes serão apresentadas.

O órgão afirmou ainda que a indicação de Robério para o cargo "foi realizada considerando a sua capacidade técnica e acadêmica. Ele é graduado em pedagogia e em ciências econômicas, além de possuir pós-graduação em psicopedagogia clínica e institucional".

Por fim, o Inep destacou que o mês de julho é quando usualmente os servidores pedem para sair de férias.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.