Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Folhajus

Ao contrário do STF e Congresso, TCU e PGR não terão ponto facultativo em 6 de setembro

Órgãos que não terão expediente alegaram questões de segurança; tribunal de contas vai adotar teletrabalho

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ao contrário de outros órgãos que alegaram questões de segurança, o TCU (Tribunal de Contas da União) e a PGR (Procuradoria Geral da República) não vão adotar o ponto facultativo nas vésperas do feriado de 7 de setembro, que cai numa quarta-feira.

O presidente do TCU, ministro Bruno Dantas, avalia adotar o teletrabalho como forma de resguardar a integridade dos servidores e não paralisar a corte. A segurança defendeu o cancelamento das sessões das Câmaras, que ocorrem às terças-feiras, mas o ministro deve optar por realizá-las por videoconferência.

O presidente Jair Bolsonaro (PL), ao lado da primeira dama Michelle Bolsonaro, participa do desfile de 7 de setembro, na Esplanada dos Ministérios, em 2020 (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress, PODER) - Folhapress

Já na PGR, órgão comandado por Augusto Aras, a avaliação é de que não há necessidade de interromper os trabalhos e o expediente deve transcorrer normalmente.

O STF (Supremo Tribunal Federal) optou por liberar os servidores na terça-feira que antecede o 7 de setembro. Em nota, afirmou que a medida faz parte "das providências para resguardar a segurança e a integridade dos ministros, dos servidores e dos colaboradores da Corte em razão da previsão de manifestações". Senado e Câmara também decidiram aderir ao ponto facultativo.

Há um clima de tensão entre as autoridades em Brasília sobre o desfile que deve comemorar o bicentenário da Independência.

A pedido do Palácio do Planalto, ruralistas que apoiam o presidente Jair Bolsonaro (PL) devem enviar 28 tratores para participar do desfile de 7 de Setembro na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.