Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Folhajus

Investigação é pescaria sem objeto definido, diz advogado de empresário bolsonarista

Para defesa de Meyer Nigri, faltam elementos para caracterizar crimes pelos quais ele é investigado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Advogados dos empresários bolsonaristas que se tornaram alvo de investigações conduzidas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, começaram a examinar os autos do caso para definir estratégias de defesa.

Alberto Toron, que representa Meyer Nigri, da Tecnisa, diz que faltam elementos para caracterizar os crimes pelos quais eles são investigados e não há indícios que justifiquem algumas das medidas autorizadas por Moraes na semana passada.

O empresário Meyer Nigri, dono da Tecnica, que foi alvo de operação da Polícia Federal
O empresário Meyer Nigri, dono da Tecnica, que foi alvo de operação da Polícia Federal - Zanone Fraissat-18.abr.2018/Folhapress

Os empresários passaram a ser investigados por causa de mensagens golpistas num grupo de WhatsApp, reveladas pelo site Metrópoles. Mas não há evidências de que de fato planejavam atentar contra a ordem democrática ou tenham financiado atividades ilícitas, afirma o advogado.

Para ele, os indícios apresentados por Moraes são insuficientes para justificar a quebra de sigilo e o bloqueio das contas bancárias dos empresários. "É uma pescaria sem objeto definido, meramente especulativa, que atrita com a jurisprudência do próprio tribunal", diz Toron.

Ao levantar o sigilo do processo nesta segunda (29), Moraes afirmou que as mensagens revelam "potencial de financiamento de atividades digitais ilícitas e incitação à prática de atos antidemocráticos" e apontou conexões entre os empresários e outros grupos sob investigação.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.