Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

STJ julga se Cláudio Castro deve ser investigado pela Justiça Federal

Governador pede para seu processo ser mantido na corte superior, apesar do impeachment de Wilson Witzel

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Corte Especial do STJ julga na próxima quarta-feira (21) se o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), pode continuar sendo investigado pela corte ou se o inquérito ao qual responde deve seguir para a primeira instância.

Castro foi denunciado pelo Ministério Público por participação em esquemas de desvio da verba destinada ao combate da Covid-19 quando ainda era vice-governador. Ele foi alvo da operação Operação Tris In Idem, da PF (Polícia Federal).

O governador Cláudio Castro, durante o aniversário de 64 anos do pastor Silas Malafaia, na igreja Assembleia de Deus Vitória em Cristo, na Penha, zona norte do Rio de Janeiro. (Foto: Eduardo Anizelli/Folhapress, POLÍTICA) - Eduardo Anizelli

Como o então titular, Wilson Witzel, sofreu um impeachment e perdeu o foro, o processo foi remetido à primeira instância da Justiça Federal. O relator, ministro Benedito Gonçalves, entendeu que eventuais crimes teriam sido cometidos no cargo de vice, o que não gera prerrogativa de foro para Castro.

O governador argumenta que, agora que é o titular do cargo, pode ser julgado na instância superior.

O assunto voltará à tona a menos de uma quinzena do primeiro turno das eleições. Segundo o último Datafolha, Castro está empatado tecnicamente com o deputado federal Marcelo Freixo (PSB).

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.