Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Folhajus

Governador afastado de AL contrata advogado de Lula, que pede informações ao STJ

Tribunal decide nesta quinta se mantém decisão da ministra Laurita Vaz, que tirou Paulo Dantas do cargo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O governador afastado de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), contratou o advogado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Cristiano Zanin, para tentar reverter a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que o afastou do cargo na terça-feira (11).

Zanin assumiu o caso horas após o afastamento de Dantas e passou a trabalhar na defesa que fará do governador na sessão do STJ marcada para esta quinta-feira (13), em Brasília, na qual o tribunal decidirá se confirma a decisão tomada pela ministra Laurita Vaz.

O advogado Cristiano Zanin, que defendeu Lula e agora trabalha para Paulo Dantas - Mathilde Missioneiro/Folhapress

Dantas é acusado de comandar um esquema de desvio de recursos públicos por meio da contratação de servidores fantasmas na Assembleia Legislativa e prefeituras. Embora afastado, ele segue disputando o segundo turno para o governo estadual, com o apoio de Lula.

A defesa se queixa de não ter tido acesso aos autos do processo, e de o afastamento de Dantas ter se dado sem detalhamento dos motivos, apenas por meio de um ofício.

Zanin apresentou nesta quarta-feira (12) uma petição a Vaz requisitando todas as informações dos autos, para embasar sua linha de defesa.

Aliados de Dantas, como o senador Renan Calheiros (MDB-AL), dizem que o afastamento ocorreu por razões políticas, sob influência do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), padrinho do adversário do governador na eleição, Rodrigo Cunha (União Brasil).

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.