Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu transição de governo

Futura ministra da Saúde ignora compromisso firmado com Janones

Ao comentar nova estrutura da pasta, Nísia Trindade não mencionou diretoria de Saúde Mental, sugerida pelo deputado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O anúncio feito nesta quinta-feira (29) por Nísia Trindade sobre a estrutura do Ministério da Saúde, o qual comandará, causou incômodo nos integrantes do grupo setorial da transição. A futura ministra deixou de fora a sugestão do relatório final de criar uma diretoria de Saúde Mental na pasta.

Nísia Trindade é anunciada ministra da Saúde na gestão do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) (Foto: EVARISTO SA / AFP) - AFP

O compromisso havia sido afirmado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com o deputado federal André Janones (Avante-MG), quando ele retirou sua candidatura à Presidência da República. O próprio Lula disse a ocasião que havia convergência nas pautas e que, dessa maneira, "fica fácil fazer aliança".

O relatório final do grupo, do qual Nísia também participou, deu atenção a essa temática em função do compromisso firmado. Os técnicos que analisaram o assunto avaliaram que não seria o caso de criar uma secretaria nova na pasta, mas, sim, uma diretoria, um estrutura menor. Nem isso entrou no anúncio desta quinta.

Procurada pelo Painel, a futura ministra informou que a diretoria será recriada na sua gestão e tem sua "total adesão". "O retorno da diretoria de saúde mental é aspiração nossa de muito tempo", acrescentou.

Aliado de primeiro momento da coligação de Lula, o Avante, partido de Janones, foi preterido e ficou de fora do primeiro escalão da futura gestão. A bancada terá sete deputados federais. Janones foi um dos principais coordenadores da comunicação da campanha petista nas redes sociais.

Nísia Trindade deu uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira (29) ao lado do vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) e de ex-ministros integrantes do GT como Arthur Chioro, Humberto Costa e Gomes Temporão. Na ocasião ela destacou como mudança na estrutura da pasta a criação da Secretaria da Saúde Digital, sugestão da professora e ex-primeira-dama de São Paulo Ana Estela Haddad.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.