Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Para governo, já há indícios ao menos de prevaricação de Anderson Torres

Auxiliares de Lula avaliam que ex-ministro deveria ter denunciado quem entregou minuta de decreto golpista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Para integrantes do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), já há indícios claros de que o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Anderson Torres ao menos prevaricou ao manter guardada uma minuta de decreto para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) estabelecer estado de sítio no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Anderson Torres antes de dar entrevista coletiva (Foto: REUTERS/Adriano Machado) - REUTERS

Mesmo que seja comprovada a versão apresentada pelo ex-ministro de que ele recebeu o documento em uma audiência e o manteve em casa para descartar posteriormente, esses integrantes do governo avaliam que ele deveria ter encaminhado à PF (Polícia Federal) para averiguação por se tratar do esboço de uma tentativa de golpe. Não caberia ao ex-ministro descartar riscos, avaliam.

A percepção, no entanto, é de que a omissão nos atos de vandalismo no último domingo (8) indicam uma conivência maior com a tentativa de ruptura com o Estado democrático.

Após a Folha revelar a existência do documento, o ex-ministro afirmou em uma rede social que a minuta foi "vazada fora de contexto" e ajuda a "alimentar narrativas falaciosas".

A PF encontrou na residência de Anderson Torres, ex-ministro da Justiça, uma proposta de decreto para Bolsonaro instaurar estado de defesa na sede do TSE.

O objetivo, segundo o texto, era reverter o resultado da eleição, em que Lula saiu vencedor. Tal medida seria inconstitucional.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.