Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Funcionário de carreira vai presidir órgão responsável pela reforma agrária

Governo Lula tem sido pressionado por movimentos do campo para definir comando do Incra

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu efetivar o engenheiro agrônomo César Aldrighi no comando do Incra, autarquia responsável por dar andamento a questões da reforma agrária do Brasil. Ele, que é funcionário de carreira do órgão, já vem ocupando o posto interinamente.

O Painel mostrou que movimentos do campo como MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) e Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura ) têm se queixado de lentidão do governo federal em relação às questões agrárias.

Fazenda Esmeralda, alvo de ação do MST em Duartina, interior de São Paulo
Fazenda Esmeralda, alvo de ação do MST em Duartina, interior de São Paulo - Eduardo Anizelli-27.jul.2017/Folhapress

Uma das principais críticas se concentra na demora para anunciar o presidente do Incra e para trocar os superintendentes da autarquia, diversos deles remanescentes da gestão Jair Bolsonaro (PL).

Sem essa definição, as tratativas relacionadas a reforma agrária e regularização fundiária não têm evoluído.

Rose Rodrigues, ex-secretária de Agricultura de Sergipe, deverá ocupar uma diretoria no Incra. Havia expectativa no MST de que ela comandasse a autarquia, o que acabou não se confirmando.

A demora na definição dos nomes para comandar o Incra e suas superintendências está relacionada à disputa política envolvendo os cargos.

No Ministério do Desenvolvimento Agrário, a lentidão tem sido atribuída à espera pela distribuição de cargos a aliados a ser definida pelo núcleo político do governo Lula.

Entre os movimentos do campo, a escolha por Aldrighi foi recebida sem críticas nem empolgação relacionadas a seu perfil. A definição por um nome em si foi vista com bons olhos, pois a partir dela as negociações sobre temas agrários devem ter andamento. Como o engenheiro tem perfil técnico, acredita-se que futuramente ele possa ser trocado por algum indicado político.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.