Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Tarcísio coloca armamentista em órgão que trata de reforma agrária

Felipe Carmona Cantera, que será diretor do Itesp, é braço direito de Mário Frias

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) escolheu o advogado Felipe Carmona Cantera para o cargo de diretor de administração e finanças da Fundação Itesp, responsável pelas questões agrárias e fundiárias em São Paulo.

Carmona é considerado braço direito do deputado federal Mario Frias (PL-SP) e ficou responsável pela secretaria de Direitos Autorais da Secretaria de Cultura do governo Jair Bolsonaro (PL) nos últimos anos. Antes disso, trabalhou no gabinete do deputado estadual bolsonarista Gil Diniz (PL-SP), o Carteiro Reaça.

Felipe Carmona Cantera defende pauta armamentista e foi secretário nacional de Direitos Autorais
Felipe Carmona Cantera defende pauta armamentista e foi secretário nacional de Direitos Autorais - Reprodução/Facebook/@fecarmonacantera

Bolsonarista, ele tem como prioridade a pauta armamentista. Ela foi a base de sua candidatura a deputado estadual por São Paulo em 2022, quando não se elegeu.

Desde então, ele vinha trabalhando para assumir o Memorial da América Latina, que ficou com Pedro Mastrobuono. Como mostrou o Painel, Carmona se queixou a aliados de ter sido passado para trás.

Centrado nos problemas agrários, o Itesp tem como interlocutores constantes os movimentos quilombolas e do campo, como o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra), com os quais os bolsonaristas têm relação tensa.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.