Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu refugiados

Com afluxo de refugiados afegãos, Guarulhos quer ser 'cidade de fronteira'

Prefeitura argumenta que o maior aeroporto internacional do país tem recebido levas de imigrantes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Prefeitura de Guarulhos (SP) quer que o município seja reconhecido oficialmente como uma "cidade de fronteira" pelo governo federal, categoria que facilita o recebimento de recursos da União para lidar com imigrantes e refugiados.

O argumento da cidade, localizada na Grande São Paulo, é abrigar o principal aeroporto internacional do país, por onde têm chegado levas de refugiados de outros países, sobretudo do Afeganistão.

Ali Ahmad, afegão de 103 anos, que chegou ao Brasil e dormiu com sua família no aeroporto de Guarulhos. (Foto: Danilo Verpa/Folhapress, MUNDO) - Folhapress

Na última quinta-feira (23), o prefeito Gustavo Costa (PSD), o Guti, formalizou o pedido junto ao Ministério dos Portos e Aeroportos.

"Por abrigar esse equipamento tão expressivo, gostaríamos que o município de Guarulhos fosse reconhecido como uma fronteira do Brasil e assim passasse a ser tratado perante a Federação, permitindo que com essa ação tenha acesso às políticas de proteção de fronteira, além de inúmeros recursos e programas para regiões fronteiriças", diz o ofício protocolado pelo prefeito.

O documento registra que 2.684 afegãos chegaram ao Brasil pelo aeroporto. O afluxo se traduz em "aumento significativo de demandas para a cidade com saúde pública, moradia, assistência social e educação que não haviam sido inicialmente planejadas".

A prefeitura diz ter criado três casas de acolhimento para os refugiados afegãos, com 177 vagas no total.

O município cita ainda que imigrantes de outros países em situação de conflito procuram assistência, como sírios, ucranianos, venezuelanos e haitianos.

Procurado pelo Painel, o ministério não respondeu sobre o pleito da prefeitura de Guarulhos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.