Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

'Não vamos apoiar Tabata', diz presidente do PDT sobre federação com PSB

Carlos Lupi afirma que partido aposta em Datena para a Prefeitura em 2024

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ministro da Previdência, Carlos Lupi, afirma que o PDT, partido que preside, descarta apoiar a deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP) para a Prefeitura de São Paulo em 2024.

PDT e PSB discutem com o Solidariedade a formação de uma federação para fortalecer as legendas, ameaçadas pela cláusula de barreira.

A Prefeitura de São Paulo, no entanto, tem potencial para travar as negociações, tendo em vista que o arranjo exige atuação conjunta dos partidos nas eleições municipais. Tabata, que teve uma saída ruidosa do PDT, é a aposta do PSB para a capital.

O ministro da Previdência, Carlos Lupi, diz que PDT não apoiará candidatura de Tabata Amaral (PSB-SP) à prefeitura de São Paulo (Foto: Danilo Verpa/Folhapress, MERCADO)

Segundo Lupi, seu plano é lançar a candidatura do jornalista José Luiz Datena, recém-filiado à sigla. "Se ele mantiver o que combinou conosco, será o candidato", declara.

O ministro se reúne com os presidentes do PSB e Solidariedade nesta terça-feira (14) para tratar do assunto. Na semana que vem, o tema será debatido na Executiva do PDT.

Em 2019, Tabata Amaral pediu ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) a desfiliação do partido de Lupi após uma série de embates com a cúpula e com o ex-ministro Ciro Gomes.

No processo, a deputada alegou estar sofrendo um "massacre" e "duras repressões" por parte da direção nacional do PDT desde que votou a favor da reforma da Previdência, em julho, contrariando a orientação do partido de rejeitar o projeto.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.