Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Bolsonaristas elogiam presidente linha-dura de El Salvador e veem modelo para o Brasil

Eduardo Bolsonaro e Osmar Terra aprovaram requerimentos relativos a megaprisão inaugurada por Nayib Bukele

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, virou o novo ídolo para bolsonaristas, que têm aplaudido suas políticas de combate à violência com base em medidas repressivas.

Homens acusados de serem membros de gangues esperam para serem levados a suas celas em megaprisão de El Salvador - Secretaria de Imprensa da Presidência

Em fevereiro, Bukele inaugurou a maior prisão da América Latina, com capacidade para 40 mil detentos. Os índices de violência caíram no país, mas entidades de direitos humanos apontam casos de prisão e assassinato de inocentes, entre outros abusos.

O líder salvadorenho também vem atacando as instituições, especialmente a Suprema Corte do país.

Essas ações despertaram interesse de aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Seu filho Eduardo apresentou requerimento na Comissão de Segurança Pública da Câmara para realizar visita técnica à megaprisão recém-aberta.

Outro deputado bolsonarista, Osmar Terra (MDB-RS), aprovou a realização de audiência pública por videoconferência com o ministro da Justiça e Segurança Pública salvadorenho, Gustavo Villatoro. A sessão ocorreria nesta terça (25), mas foi adiada.

"Se a tendência atual continuar, El Salvador poderá se tornar um dos países mais seguros do mundo, com a prisão de mais de 61.000 pessoas, considerando membros de gangues e suspeitos de colaboração", afirma Terra em seu requerimento.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.