Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Pressionada, Sabesp diz que investigará cobrança de tarifas de casas sem esgoto

Deputada Tabata Amaral (PSB-SP) acionou Justiça e Procon para questionar a estatal

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em reunião com a deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP), o presidente da Sabesp, André Salcedo, comprometeu-se com uma série de medidas para corrigir problemas relacionados ao fornecimento de água em regiões periféricas de São Paulo.

Como mostrou o Painel, a parlamentar ingressou com ação civil pública e acionou o Procon contra a Sabesp com o pedido de que a companhia de saneamento paulista seja proibida de cobrar tarifas de esgoto de pessoas que moram em casas sem ligação à rede coletora na capital.

Obras de saneamento da Sabesp na avenida Iperoig, na orla do Itaguá, próximo ao centro de Ubatuba
Obras de saneamento da Sabesp na avenida Iperoig, na orla do Itaguá, próximo ao centro de Ubatuba - Wendell Marques - 13.jan.2023/Folhapress

Na ação, Tabata diz que em visita à favela do Vietnã, no Jabaquara, na zona sul de São Paulo, testemunhou que a comunidade vive com esgoto a céu aberto e mesmo assim recebe cobrança de tarifas da Sabesp, o que, diz ela, é abusivo e ilegal.

Na reunião, os representantes da Sabesp disseram que a empresa visitará a favela do Vietnã nos dias 14 e 15 de abril para verificar cobrança irregular e oferecer tarifa social de esgoto. Além disso, afirmaram que vão investigar o corte de água no período noturno em regiões periféricas e que vão desenvolver uma política mais estruturada de distribuição de caixas d'água.

Também participaram do encontro diretores da Sabesp e a líder comunitária Mayara Torres.

A pessebista é apontada como provável candidata à Prefeitura de São Paulo no ano que vem e tem intensificado suas ações na cidade e no estado. Ela deverá enfrentar Ricardo Nunes (MDB), Ricardo Salles (PL) e Guilherme Boulos (PSOL) em 2024.

Deputada federal Tabata Amaral (PSB) durante evento do grupo RenovaBR em São Paulo
Deputada federal Tabata Amaral (PSB) durante evento do grupo RenovaBR em São Paulo - Marcelo Chello-9.dez.2022/Folhapress

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.