Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Deputada recolhe assinaturas para CPI dos ataques em escolas

Luciene Cavalcante quer investigar se há omissões governamentais em ações de prevenção e reparação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

A deputada Professora Luciene Cavalcante (PSOL-SP) começou a coletar assinaturas para protocolar um pedido de CPI dos ataques nas escolas.

Polícia do lado de fora da creche onde quatro crianças foram assassinadas em Blumenau (SC) (Foto: Anderson COELHO / AFP) - AFP

Segundo justifica, o colegiado terá o objetivo de "investigar as causas por trás dos recorrentes ataques violentos às escolas brasileiras, a fim de identificar omissões governamentais de ações de prevenção, investigação e reparação anteriores e após os ataques". Objetiva também analisar problemas nos ambientes escolares e as condições de trabalho dos profissionais da educação.

"Na maioria dos casos, a resposta imediata das autoridades para os ataques resume-se a um maior policiamento nas escolas. Porém, tal medida é insuficiente, visto que a polícia militar apenas age de forma repressiva. É imprescindível ações de prevenção, investigação e reparação para evitar casos futuros", acredita.

Para conseguir protocolá-la, a deputada precisa do apoio de pelo menos um terço dos deputados. Caso seja instalada, terá 27 parlamentares e funcionará por 120 dias.

Um homem de 25 anos invadiu a creche Cantinho Bom Pastor, em Blumenau (SC) nesta quarta-feira (5) e matou quatro crianças, segundo informações da Polícia Militar e do Corpo dos Bombeiros do estado. As vítimas são três meninos e uma menina, com idade entre 5 e 7 anos.

Esse é o segundo ataque a escola em menos de 10 dias. Na semana passada, um adolescente de 13 anos matou uma professora de 71 na escola estadual Thomazia Montoro, na Vila Sônia, zona oeste de São Paulo. Elisabeth Tenreiro era professora de ciências.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.