Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Diretor do Ministério dos DH participa de ato de moradores de rua contra Nunes

Leonardo Pinho ajudou a divulgar a manifestação em frente à prefeitura de SP

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O diretor de Promoção dos Direitos da População em Situação de Rua do Ministério de Direitos Humanos (MDH), Leonardo Pinho, participou na manhã desta sexta-feira (12) de uma manifestação contra o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB).

Diretor do Ministério de Direitos Humanos, Leonardo Pinho participa de manifestação contra o prefeito Ricardo Nunes (MDB) em horário de expediente. Crédito: Instagram @leonpinho - Instagram @leonpinho

Pinho publicou nas suas redes sociais uma convocação para o ato e depois compartilhou imagens da manifestação, em frente à prefeitura, no centro de São Paulo.

Em uma das postagens, disse estar prestando solidariedade aos catadores e à população de rua, "que estão com o pouco e o nada que têm sendo retirados, suas barracas, carroças de reciclagem e pertences". "As políticas públicas são para promover os direitos das pessoas e não promover mais exclusão e violência institucional", afirmou.

Embora o MDB seja um partido da base aliada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já sinalizou que deve apoiar no próximo ano o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) para comandá-la.

Boulos adotou como uma de suas bandeiras combater a ação de Nunes de remover durante o dia barracas usadas por moradores de rua na cidade de São Paulo.

Em nota, o MDH afirmou que Pinho foi a São Paulo para uma série de reuniões com as comunidades locais. Acrescentou que o diretor foi convidado a participar do ato pela manhã com os catadores, que caminharam para entregar uma carta ao prefeito pedindo moradia digna, demanda que também foi feita ao diretor.

"Após longo período de desmonte e descaso, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania criou a Diretoria de Promoção dos Direitos da População em Situação de Rua, que está em constante contato presencial com seu público, com o objetivo de ouvir e dar respostas às reivindicações deste grupo social, além de promover política públicas efetivas para que estas pessoas possam sair da situação de rua", afirmou a pasta.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.