Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Cúpula do União vê Celso Sabino bem posicionado para ocupar ministério

Embora Lula tenha negado reforma, bancada vê o deputado bem relacionado com Bivar, Lira e Elmar Nascimento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Integrantes da cúpula do União Brasil têm avaliado o nome do deputado Celso Sabino (União-PA) como uma boa opção para assumir um ministério caso o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decida rever as pastas entregues à legenda.

O líder Elmar Nascimento (BA) expressou na quarta-feira (31) a Lula a insatisfação com a forma como os ministérios foram distribuídos e fez um briefing sobre como a bancada da Câmara não se sente representada. O ex-presidente do Senado Davi Alcolumbre (União-AP) foi o avalizador das escolhas.

Segundo relatos, o presidente ouviu, mas não avançou sobre a possibilidade de substituição.

Deputado Celso Sabino (União Brasil-PA) discursa no plenário da Câmara - Najara Araújo/Câmara dos Deputados

Celso Sabino tem bom trânsito com Elmar, com o presidente da legenda, Luciano Bivar (PE), e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Por isso, estaria mais bem posicionado e teria mais capacidade de articulação para angariar os votos em matérias importantes para o governo.

Nesse caso, para agradar os parlamentares do partido, a substituição teria de acontecer no Ministério do Turismo, chefiado hoje por Daniela Carneiro. A ministra deve deixar o União no período da janela para se filiar ao Republicanos, o que abriria o espaço para alguém alinhado à cúpula.

Ainda assim, as apostas são de que a relação possa melhorar, mas deve continuar conflituosa. O Turismo é tido como um ministério pouco atrativo pelo baixo orçamento e permanecem as críticas em relação a nomeação de cargos e pagamento de emendas.

Nesta quinta-feira (1º), Lula disse que só fará uma reforma ministerial caso haja uma "catástrofe". " Por enquanto, o time está jogando melhor que o Corinthians", brincou.

Já Lira, em entrevista à GloboNews, defendeu que Lula reveja as pastas para ampliar a base.

"É lógico que em uma conversa entre líderes, parte da articulação política ou com o presidente da República ou com o presidente da Câmara, que essa mesma solução seja dada para outros partidos que ele queira [para] aumentar a base. O que há de errado nisso? O que há de diferente nisso? O que há de estranho nisso?", afirmou Lira.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.