Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Dirigente tucano admite perda de prefeitos em SP, mas descarta cenário 'devastador'

Paulo Serra, presidente da federação PSDB-Cidadania, prevê que de 50 a 100 gestores ficarão na legenda

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Presidente da federação PSDB-Cidadania no estado de São Paulo, o prefeito de Santo André, Paulo Serra, diz que os tucanos terão perdas e ganhos de prefeitos nos próximos meses, mas descarta um cenário "devastador".

O prefeito de Santo André, Paulo Serra, do PSDB - Jardiel Carvalho/Folhapress

Os administradores municipais tucanos estão sendo assediados por partidos como PSD, PL, Republicanos e PSB. Na próxima segunda-feira (26), o ex-presidente Jair Bolsonaro participará de reunião com deputados do PL que deverá ter como uma das pautas a filiação de prefeitos tucanos.

Em 2020, o PSDB elegeu 182 prefeitos no estado, número que cresceu para 238, embalado pelo fato de o partido controlar o Palácio dos Bandeirantes.

Após perder a eleição, a quantidade refluiu e hoje está em cerca de 150. Na previsão de Serra, o PSDB deve se estabilizar num patamar de 50 a 100 prefeitos no estado. O partido também negocia a filiação de oito gestores municipais, segundo ele.

A maioria dos prefeitos que deixou o partido é de cidades pequenas ou médias. Uma exceção foi o de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, que no último sábado (17) filiou-se ao PL.

Serra afirma que o PSDB decidiu lançar candidato no ano que vem nas cidades em que perder prefeitos. "A regra é essa. Tirou prefeito, lançamos candidato", diz.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.