Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Em reunião tensa, secretária de Tarcísio cobra conselheiros da TV Cultura por veto a cineasta

Marília Marton se queixou de falta de diversidade após rejeição a Josias Teófilo, diretor de filme sobre Olavo de Carvalho

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Reunião desta quarta-feira (14) do conselho curador da Fundação Padre Anchieta, que mantém a TV Cultura, foi marcada por tensão a partir de manifestação da secretária de Cultura do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos), Marília Marton, em relação ao caso Josias Teófilo.

Como revelou o Painel, ela sugeriu a indicação do cineasta pernambucano, autor de filme sobre Olavo de Carvalho, para compor o conselho, mas recuou diante de reação negativa imediata de conselheiros. Nesta quarta, cobrou os conselheiros a respeito do vazamento da informação e se queixou do que classificou como falta de abertura para a diversidade no conselho.

Marilia Marton, secretária de Cultura do governo Tarcísio de Freitas, durante evento no Theatro Municipal
Marilia Marton, secretária de Cultura do governo Tarcísio de Freitas, durante evento no Theatro Municipal - Mathilde Missioneiro-27.fev.2023/Folhapress

Ela também reclamou do fato de Aldo Valentim, nome que escolheu após o veto a Josias, ter sido aprovado para compor o conselho com porcentagem de votos menor do que a dos demais indicados. Valentim, professor e ex-secretário nacional de Economia Criativa do governo Jair Bolsonaro (PL), recebeu 70% dos votos dos conselheiros nesta quarta-feira, quando, pela primeira vez na história do órgão, todos participaram de uma votação da FPA.

Segundo relato de presentes à coluna, Marton disse que o fato de o seu indicado ter ficado em último na lista de oito conselheiros novos ou reconduzidos era mais uma evidência de falta de abertura para a diversidade por parte do conselho.

Na terça-feira (13), ao comentar o veto na reunião de maio, a secretária disse ao Painel que os conselheiros tiveram postura preconceituosa com Josias, que eles só são tolerantes com o que querem ouvir e que o conselho teria atuação melhor se fosse múltiplo. Ela também afirmou que não desistiu de colocá-lo na FPA.

Além de Valentim, tornaram-se conselheiros da FPA André Lahoz Mendonça de Barros, Eugênio Bucci, Eunice Aparecida de Jesus Prudente e Lígia Cortez. Foram reconduzidos Gaudêncio Torquato, José Renato Nalini e Renata Tupinambá.

O diretor Josias Teófilo e o busto de Olavo de Carvalho, em sua casa em São Paulo
O diretor Josias Teófilo e o busto de Olavo de Carvalho, em sua casa em São Paulo - Karime Xavier-3.out.2019/Folhapress

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.