Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Esquerda tem de dialogar com sentimento 'antissistema', diz Dilma sobre junho de 2013

Ex-presidente fez análise em artigo sobre manifestações de junho de 2013 para revista do PT

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) diz que as manifestações de junho de 2013 mostraram à esquerda que é preciso entender e dialogar com o sentimento "antissistema" que existe na sociedade.

A ex-presidente Dilma Rousseff, em evento do Banco dos Brics, presidido por ela - Ricardo Stuckert/AFP

A análise foi feita em artigo publicado por ela na última edição da revista Focus, da Fundação Perseu Abramo, ligada ao PT.

Dilma era a presidente durante as manifestações e se diz surpresa com o tamanho que elas adquiriram. Segundo ela, a direita tinha um discurso falso contra o sistema, mas que acabou tendo respaldo em grande parte da sociedade.

"Um dos grandes desafios estratégicos da esquerda brasileira é reconstruir uma perspectiva antissistema, de radicalização da democracia como ferramenta para a soberania e a justiça social", escreve ela, atualmente presidente do Banco dos Brics, sediado em Xangai, na China.

De acordo com a ex-presidente, "o espírito antissistema está disseminado em nossa sociedade: seria erro imperdoável deixar que o neofascismo continue apoderado desse sentimento, para manipulá-lo de forma reacionária", declara.

Ela diz ainda que as manifestações não foram iniciadas pela direita, mas que acabaram sendo capturadas por ela.

"As forças mais conservadoras, contando com meios muito superiores de comunicação, além de recursos financeiros e conexões internacionais, puderam assumir uma relativa dianteira e explorar as mobilizações para arremetê-las contra o governo, trocando as aspirações originais por um difuso e fabricado discurso contra a corrupção", afirma.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.